Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

AVANÇO - Itália inclui a proteção dos animais na Constituição

Redação ANDA


Em 9 de fevereiro, o Parlamento italiano votou pela inclusão da proteção dos animais na constituição do país, marcando outro marco para a Liga Italiana para a Defesa dos Animais e do Meio Ambiente – Lega Italiana Difesa Animali e Ambiente – (Leidaa) e para a World Dog Alliance (WDA).


(c) - Foto: Divulgação

Com a alteração, a Constituição garante que a proteção do meio ambiente e dos animais é um “valor fundamental” da nação “no interesse das gerações futuras”.

Berço da cultura europeia, a Itália é amplamente reconhecida como um país de amantes dos animais. Desde 2015, a World Dog Alliance tem trabalhado com a Leidaa, um grupo líder em proteção animal, para fazer da Itália um país modelo de proteção animal para a Europa e o mundo.

A fundadora da World Dog Alliance, Genlin, e a fundadora da Leidaa, Michela Brambilla, ex-ministra italiana da Cultura e Turismo e atual membro do Parlamento, são aliadas e com o mesmo propósito. As duas uniram forças no Parlamento italiano, introduzindo uma série de projetos de lei para proibir o consumo da carne de cães e gatos, para aumentar a punição por roubo de cães, e para incluir a proteção dos animais na Constituição. Realizaram também muitas coletivas de imprensa no Parlamento para aumentar a sensibilização para a questão do bem-estar dos animais na Itália.

Em junho de 2017, Andrea Bocelli, um tenor de renome mundial, foi convidado pela Conselheira Brambilla para filmar um anúncio de serviço público para Leidaa e a World Dog Alliance, apelando ao mundo para proibir o consumo de cães e gatos.

Em 2019, o Conselheiro Brambilla convidou Genlin para ir a Milão, e entregou-lhe o “Prêmio Internacional Amante dos Cães” em nome do Grupo Parlamentar Italiano para os Direitos dos Animais (Intergruppo Parlamentare per i Diritti degli Animali) em reconhecimento à sua notável contribuição para o desenvolvimento da proteção dos animais a nível mundial.

O maior jornal italiano Corriere della Sera publicou também uma entrevista aprofundada para cobrir as realizações de Genlin no domínio da proteção dos animais, que receberam aclamação do público em geral.

A inclusão da proteção dos animais na constituição tem sido um desejo há muito tempo esperado por Genlin. Ela descreve a emenda como histórica, e diz que está profundamente inspirada pelo sucesso do esforço de lobbying de cinco anos no Parlamento italiano.

Genlin expressou o seu desejo de continuar trabalhando estreitamente com a vereadora Michaela Brambilla para promover a inclusão da proteção ambiental e da proteção animal no currículo educacional da Itália, bem como a promulgação de uma Lei de Proteção Animal abrangente.

Fonte: Anda - Agência de Notícias dos Direitos dos Animais - www.anda.jor.br
Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado- MTPS 23.455/SP e IFJ 674 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot