Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



domingo, 5 de dezembro de 2021

Neste domingo, a grande festa de São Nicolau em Roncador - PR

Neste domingo em Roncador - PR, a Paróquia São Nicolau realiza mais uma edição da Festa em homenagem ao padroeiro São Nicolau, que será celebrado amanhã, segunda-feira (06), feriado municipal.


(c) Paróquia São Nicolau - Roncador - PR 


Na festa teremos uma missa às 10h00min, Depois as 12h00min será servido um delicioso almoço (convites a venda na paróquia) com churrasco, frango, leitão, saladas, salgados e bebidas.


No período da tarde, 17h00min teremos no encerramento do evento um show de prêmios online. Vão ser 4 rodadas: com 3 prêmios de 10 mil reais e uma rodada final com um prêmio de 20 mil reais. As cartelas estão sendo ainda vendidas na paróquia, no comércio local e por vendedores autônomos.


Cada cartela custa R$ 25,00 cada. O show de prêmios será transmitido pelo facebook da paróquia (https://www.facebook.com/ParóquiaSãoNicolauRoncadorPR). 


Entre todos os municípios do Brasil, Roncador é um dos poucos que possui dois padroeiros. São Pedro, dos católicos de rito romano , comemorado em 29 de junho e São Nicolau, dos católicos de rito ucraniano, comemorado neste próximo dia 6 de dezembro.


Foi uma iniciativa dos vereadores do município em 1984 que criaram um PL que instituiu o segundo feriado municipal de Roncador, numa homenagem às tradições e influências ucranianas presentes na cidade.


Na entrada do Município de Roncador - PR, pelo acesso da cidade vizinha de Iretama - PR, a prefeitura construiu dois monumentos com as imagens dos dois santos, medindo dois metros de altura, feitas de fibra de vidro. Estes monumentos são acompanhados de paisagismo e iluminação.




Um pouco da história de São Nicolau

Acredita-se que Nicolau tenha nascido na antiga cidade de Patara, na Ásia Menor, que fica na atual Turquia. Não há registros sobre a data de seu nascimento, mas acredita-se que seja em torno do ano de 275. Foi sagrado bispo da Igreja Católica em Mira, cidade da mesma região. Morreu por volta do ano de 350 — pela tradição, em um 6 de dezembro, daí a data comemorativa.


São Nicolau, muito amado pelos cristãos é alvo de inúmeras lendas. É filho de pais ricos com profunda vida de oração. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.


São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que, ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento, e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. 


Daí que, nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.



Fonte: Vários sites da internet, inclusive Wikipedia e informações da Comunidade.
Fotos de Júlio César Teixeira dos Santos
Texto e postagem do Jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot