Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Região: Dia de Santos Reis terá apenas celebrações religiosas

Hoje às 19h30min, tem celebração religiosa na comunidade rural Santo Antônio, em Roncador. 


No calendário da igreja católica o dia 6 de janeiro é a Festa da Epifania do Senhor, marcada pela visita dos Reis Magos, que segundo a Bíblia viajaram do oriente para ver o recém-nascido menino Jesus, em Belém. A data é marcada também pela tradição da Folia de Reis, que são grupos de músicos e cantores que mantêm a devoção.


Desde que começou a pandemia, as festas típicas das companhias de reis não são realizadas na região. E neste ano, novamente foram programadas apenas celebrações religiosas. Algumas companhias saíram visitar as casas conforme a tradição. Em Campo Mourão a Companhia Caminho de Belém realizou visitas no município e também nas cidades de Farol, Terra Boa e Roncador.



Nesta quarta-feira, dia 5, a companhia vai participar da celebração religiosa na comunidade rural Santo Antônio, em Roncador. A missa, às 19h30min, será presidida pelos padres Gaspar e Nilson, que nasceram naquela comunidade e têm familiares que moram lá. “A bandeira da companhia ficará na comunidade e se Deus quiser, no próximo ano, faremos a festa”, disse o padre Gaspar Gonçalves.


Em Campo Mourão, a capela da Vila Rural é a única da diocese dedicada a Santos Reis. Ela foi construída quando o embaixador da Companhia Caminho de Belém, Mario Repula, morava na comunidade. Neste ano, a celebração religiosa na capela foi realizada no domingo (3), dia em que a liturgia da igreja lembra a Festa da Epifania.


Na região, o município de Nova Cantu tem um distrito denominado Santos Reis. Em Farol, a Praça da comunidade Vila Seca também homenageia Santos Reis, porém, a padroeira da capela é Nossa Senhora Aparecida.


História

O Evangelho de Mateus cita que “magos vindos do Oriente” foram a Belém guiados por uma estrela para visitar o menino Jesus, que havia nascido. A Bíblia não diz que eram três nem que eram reis. Como faz referência a três presentes (ouro, incenso e mirra), a tradição diz que eram três e que eram reis porque foram recebidos pelo Rei Herodes.


Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil. Em alguns países europeus, a Festa é celebrada com mais solenidade que o Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro. No dia de Reis é costume desfazer as decorações natalinas, guardar os enfeites e desmontar os presépios.


A Folia

A Folia de Reis é uma manifestação da cultura popular onde um grupo de pessoas sai fazendo visitas a partir da noite de Natal, levando uma bandeira e cantando melodias em coro para louvar o Menino Jesus. No ritmo da congada, as músicas são acompanhadas por diversos instrumentos e um coro de vozes característico da folia repete de forma prolongada o último verso puxado pelo mestre ou embaixador. Palhaços vestidos a caráter dançam e fazem brincadeiras em frente a bandeira.


Fonte: Valdir Bonete - Tribuna do Interior - www.tribunadointerior.com.br

Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot