Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Região: Casos confirmados de gripe H3N2 sobem para sete, dois em Roncador - PR,

Aumentou para 7 os casos de gripe H3N2 na região de Campo Mourão, após confirmação, pela secretaria de Saúde de Roncador, de dois pacientes infectados no município. As cidades com diagnósticos positivos são: Campo Mourão (3), Terra Boa (1), Roncador (2), e Ubiratã (1).


Em Roncador, última cidade a confirmar a contaminação pelo vírus, os pacientes são um homem de 71 anos e uma mulher de 60 anos. O secretário de saúde do município, Amadeu Elizio Santos, informou que os  dois não apresentam sintomas graves da doença e passam bem.



Santos orienta que pacientes com sintomas gripais devem procurar a Unidade Básica de Saúde Sidnei Gusmão de Andrade para colher amostra para exame laboratorial. “A síndrome gripal apresenta alguns sintomas clássicos como a febre, a dor no corpo, a coriza. Se a pessoa estiver com febre por mais de 24 horas, o recomendado é ir na unidade de saúde central para a avaliação médica”, falou.


Na Comcam, os municípios estão reforçando a campanha de vacinação contra a gripe. A preocupação é de um surto da doença em plena pandemia da Covid-19, o que sobrecarregaria ainda mais o Sistema Público de Saúde. Na região, todos os municípios estão abastecidos com doses de vacinas contra a gripe.


Conforme a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), mais de 616 mil doses de vacinas contra a Influenza estão distribuídas nos municípios. Elas fazem parte da Campanha Nacional de Imunização Contra a Gripe de 2021 e têm validade importante nesse momento de surto de casos.


Segundo os dados do Vacinômetro Nacional, o Paraná tem cerca de 70,40% de cobertura vacinal dentro dos grupos prioritários, com 2,1 milhões de doses aplicadas. O Ministério da Saúde prevê para o início de abril o envio de uma nova vacina com a imunização para todos os vírus circulantes e já reconhecidos laboratorialmente.


Em Campo Mourão, a orientação aos moradores é que, ao sentirem os sintomas da doença, procurem as unidades de saúde do município, UPA, ou Pronto Atendimento do Lar Paraná para a realização de testes. Outra recomendação é que a população procure se prevenir, evitando aglomerações, ambientes fechados, fazendo uso de máscara e higienização frequente das mãos.


Vale lembrar que a vacina disponível atualmente não protege contra a variante, porém reforça o sistema imunológico do paciente evitando complicações mais graves da doença.


Epidemia

No dia 12 deste mês, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou que o Paraná está em estado de epidemia da gripe Influenza. O aumento no número de casos diários de H3N2 e óbitos em decorrência da doença, levou a esta decisão.


A medida adotada considerou a transmissão comunitária da doença e a presença do vírus em 144 municípios do Estado. Conforme o último boletim divulgado, o Paraná tem 832 casos – sendo 805 residentes no Paraná e 27 de fora do Estado. Até o momento são 12 óbitos, sendo seis mulheres e seis homens, com idades que variam de 44 a 83 anos.


Tamiflu

Em até 48 horas da infecção pelo vírus da Influenza, o medicamento oseltamivir (tamiflu, quando receitado por um médico e em dosagem apropriada, possui efetividade contra o agravamento do quadro clínico, diminuindo o risco de morte.


Fonte: Walter Pereira - Tribuna do Interior - www.tribunadointerior.com.br

Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot