Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



domingo, 2 de janeiro de 2022

MATO GROSSO - Exploração de animais em atividades culturais e esportivas se torna patrimônio imaterial

Vanessa Santos | Redação ANDA


Exploração de animais para entretenimento são declarados como patrimônio imaterial do estado do Mato Grosso. A Lei 11.652 sancionada na última semana de dezembro, permite atividades como rodeios, vaquejadas e provas do laço.


(c) - Foto: Júlio César Costa


A legislação aprovada pelo governador Mauro Mendes (DEM) indica que atividades esportivas e culturais envolvendo animais podem ser realizadas na jurisdição do estado sob a supervisão de entidades legais reconhecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuárias e Abastecimento (Mapa), além das normas vigentes de bem-estar animal.


A medida vem na contramão das conquistas dos direitos animais em todo o país e salienta a força da bancada ruralista mato-grossense no Congresso, que vem propondo diversos projetos contra os animais e o meio ambiente.


O texto propõe que os animais participantes dos eventos de exploração e crueldade sejam assistidos por médicos veterinários, inspetores de bem-estar animal, entre outros profissionais que devem assegurar a saúde das vacas, bois, touros, cavalos entre outros animais que são expostos a esse tipo de violência. As medidas não garantem que o animal não sofra durante os processos feitos antes e depois das competições.


Quase 20 atividades exploratórias foram permitidas, como: rodeio, vaquejada, montarias, provas de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, team penning e work penning, paleteadas, adestramento, atrelagem, concurso completo de equitação, enduro, hipismo rural, salto e volteio;time de curral, trabalho de gado, trabalho de mangueira, argolinha, cavalgada, cavalhada e concurso de marcha, entre outras práticas de abuso contra animais.


Fonte: Anda - Agência de Notícias dos Direitos dos Animais - www.anda.jor.br

Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot