Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



domingo, 2 de janeiro de 2022

Com treinamentos do Estado, municípios estão mais preparados para resposta rápida a desastres

Ao longo de 2021, a Defesa Civil Estadual capacitou os coordenadores municipais de proteção e defesa civil em todo o Paraná. O treinamento ocorreu com apoio das defesas civis regionais, que preparam os espaços e ajustaram todos os ambientes para que os municípios comparecessem ao treinamento.


Ao todo foram realizados 33 encontros nas 18 Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Corpdec) em todo Estado, envolvendo técnicos de 312 prefeituras.


(c) Municípios mais preparados para enfrentar desastres - Foto: Defesa Civil


Por conta da pandemia foi necessário dividir os espaços para que as medidas de segurança fossem seguidas, permitindo a tranquilidade de todos que participaram dos treinamentos.


A parte técnica das capacitações foram organizadas e ministradas pelos integrantes da Defesa Civil Estadual com amplo conhecimento na área de preparação e atendimento a desastres.


Entre os temas abrangidos estavam a introdução aos sistemas utilizados, legislações, procedimentos para cadastramento de ocorrências, homologações e reconhecimentos federais, além de processos utilizados para envio de ajuda humanitária estadual. Também foram apresentados procedimentos para processos de auxílio federal, como plano detalhado de resposta, cartão pagamento de defesa civil, plano de trabalho e reconstrução.


Além dos temas mais diretamente ligados à resposta, também foram apresentados o programa brigadas escolares e os trabalhos dos comitês de barragens, prevenção de incêndios florestais e produtos perigosos, que podem auxiliar nas ações de preparação e atuação do município em caso de desastres.


A qualificação dos coordenadores possibilita uma resposta célere e de qualidade no atendimento a eventuais desastres, sempre se pautando no plano de contingência online municipal (elaborado a partir de uma ferramenta online da Defesa Civil Estadual).


SISDC – A Defesa Civil do Estado é reconhecida por desenvolver o primeiro sistema voltado às ações de Defesa Civil no Brasil. O sistema foi desenvolvido com o apoio da Celepar e, em 2015, foi premiado como o melhor sistema de uso interno das Américas pela ONU.


O grande diferencial do sistema é que ele não é estático, sempre incluindo novas ferramentas e informações importantes para garantir maior celeridade, fluidez e transparências às ações de atendimento aos desastres. Por isso, é tão importante que os municípios recebam rotineiramente estas instruções de nivelamento.


(c) Municípios mais preparados para enfrentar desastres - Foto: Defesa Civil


Veja os municípios que participaram das capacitações na nossa região: 

5ª CORPDEC – MARINGÁ: Maringá, Ângulo, Atalaia, Cafeara, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Inajá, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Jardim Olinda, Lobato, Mandaguaçu, Marialva, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi, Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Mamborê, Moreira Sales, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Ubiratã, Uniflor, Astorga, Campina da Lagoa, Engenheiro Beltrão.


Fonte: AEN-PR: Agência Estadual de Notícias
Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot