Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Coluna "Gerenciando a Si Mesmo": ENTENDA O QUE É FOCO!

O foco é uma característica indispensável para qualquer pessoa, independentemente da atividade que ela desempenha. Seja para realizar algum projeto, para estudar, para trabalhar, para cuidar da casa ou mesmo para praticar atividades físicas, manter o foco é fundamental para realizarmos tudo com dedicação, empenho e qualidade.



A concentração nos auxilia não apenas a organizar as tarefas diárias, mas a não perder o controle sobre nossas obrigações.


Dicas para manter o foco

Confira dicas preciosas de como manter o foco em seu dia a dia:

Acorde cedo

Acordar cedo pode ser um grande desafio para muitas pessoas, mas o dia tende a render muito mais quando começa mais cedo. Isso porque, ao acordar cedo, você não perde seu valioso tempo dormindo, e consegue realizar todas as atividades do dia.


Planeje seu dia

Liste todas as coisas que você precisa fazer no dia, estipulando os horários para que cada tarefa seja realizada. Assim, seu dia se fica mais organizado.


Cuidado com as distrações

Já parou para pensar em quanto tempo você gasta mexendo no celular quando inicia qualquer atividade? Não importa se você está no trabalho ou em casa, manter a concentração é fundamental para ter um dia mais produtivo. Portanto, evite distrações como ligações pessoais, internet e as redes sociais. Se preocupe em realizar primeiro suas tarefas mais importantes.


Uma coisa de cada vez

Uma das coisas que mais nos impedem de manter o foco é tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo. Atender o celular enquanto cozinha, conversar com alguém enquanto responde emails, assistir TV enquanto mexe nas redes sociais, entre outras coisas.


Tentar ser multitarefa, na maioria das vezes, prejudica a atenção e compromete a qualidade das atividades que nos propomos a fazer. Isso porque, ao tentar fazer várias coisas de forma rápida, você não dá a devida atenção que cada atividade merece, e acaba fazendo as coisas de qualquer jeito.

 


Principais Razões Que Levam uma Pessoa a Ficar Sem Foco

Manter o foco é fundamental para conseguir realizar as tarefas do dia a dia e também seguir firme em direção aos seus objetivos. Entretanto, por diversos motivos diferentes, muitas pessoas têm problemas para conseguirem se concentrar e irem em busca de suas metas. Se esse é o seu caso e sente que está sem foco, continue acompanhando este artigo e entenda as possíveis razões para isso.


A falta de foco pode ser causada pelo cansaço e estresse, o que é natural que aconteça em determinadas fases da vida de maior sobrecarga de afazeres. Alterações hormonais, como as que ocorrem durante a menopausa ou a gravidez, também podem afetar a forma como uma pessoa pensa e se concentra. Quando o sintoma se mostra presente de forma mais intensa e duradoura, é possível que esteja sendo causado por determinadas condições físicas e psicológicas, como transtorno de ansiedade e TDAH, por exemplo.


O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é a condição mais marcante quanto o assunto é a dificuldade de concentração, e, nos últimos anos, tem sido cada vez mais diagnosticado em crianças e adultos. Além disso, condições raras que afetam o cérebro e alguns problemas emocionais, bem como distúrbios na tireoide, também podem influenciar as funções cognitivas de um indivíduo e, assim, prejudicar a concentração.


Como as causas podem ser de origens bastante diferentes, é importante se atentar ao contexto e à forma como está se sentindo. Caso perceba que o problema está te prejudicando e se tornando mais intenso, é fundamental procurar um médico. Assim, será possível descobrir a real motivação para a falta de foco e realizar o tratamento adequado para que possa voltar a se concentrar em suas atividades.


Se você deseja saber mais sobre a Terapia Psicanalítica, deixo aqui o convite para que você agende sua sessão no Instituto Beneficente Regional de Roncador, onde atendo presencialmente toda semana. O contato para agendamento é o (44) 9 8436-4859 ou pode me seguir no Instagram (@olucasluz_ ) e pelo link da bio agendar sua sessão online. Neste final de ano o atendimento está suspenso no momento, mas retornaremos em 2022. Ótima semana à todos nós.



Em tempo: Neste final de ano o atendimento no Instituto Beneficente Regional de Roncador está suspenso no momento, mas retornaremos em 2022. 


Lucas Luz é Psicanalista Clínico, formado pela Faculdade Gaio e habilitado em conformidade pelas organizações: (Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud e Associação Psicanalítica Internacional), Coach, atualmente é Mestrando em Psicanálise Lacaniana pela Faculdade Gaio e estuda Qualidade de Vida na Contemporaneidade pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Realiza atendimentos online desde 2018 para todo o Brasil. Escreve toda semana aqui no Panorama Regional - www.panoramaregional.net.br 


Postado pelo Jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot