Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Nobel de Física: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi são premiados por pesquisa sobre clima

Três cientistas receberam o Prêmio Nobel de Física de 2021 por seu trabalho para compreender sistemas complexos, como o clima da Terra.


Trio de cientistas foi anunciado como vencedor de Prêmio Nobel de Física deste ano em coletiva de imprensa em Estocolmo, na Suécia – EPA


Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi foram anunciados como os vencedores deste ano em uma coletiva de imprensa em Estocolmo.


A premiação foi criada a partir do desejo do químico e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896), que o incluiu em seu testamento, escrito um ano antes de sua morte em 1896.


O Comitê do Nobel disse que Manabe e Hasselmann “estabeleceram a base de nosso conhecimento sobre o clima da Terra e como a humanidade o influencia”.


Segundo a organização do prêmio, as descobertas de Parisi tornaram “possível entender e descrever muitos materiais e fenômenos diferentes e aparentemente inteiramente aleatórios”.


Esse entendimento se aplica não apenas à física, mas também a outras áreas muito diferentes, como matemática, biologia, neurociência e aprendizado de máquina (uma área da inteligência artificial).


Um total de 218 indivíduos já ganharam o prêmio de física desde que ele foi concedido pela primeira vez, em 1901.


Apenas quatro desses laureados são mulheres. Um físico, John Bardeen, ganhou o prêmio duas vezes – em 1956 e 1972.


Vencedores anteriores do Prêmio Nobel de Física

2020 – Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez receberam o prêmio por seu trabalho sobre a natureza dos buracos negros.

2019 – James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz dividiram o prêmio por descobertas inovadoras sobre o Universo.

2018 – Donna Strickland, Arthur Ashkin e Gerard Mourou receberam o prêmio por suas descobertas no campo da física do laser.

2017 – Rainer Weiss, Kip Thorne e Barry Barish receberam o prêmio pela detecção de ondas gravitacionais.

2016 – David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz compartilharam o prêmio por seu trabalho em raras fases da matéria.

2015 – Takaaki Kajita e Arthur McDonald receberam o prêmio a descoberta de que os neutrinos alternam entre diferentes “sabores”.


Fonte: BBC / www.ambientebrasil.com.br

Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot