Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



terça-feira, 19 de outubro de 2021

A importância do Autoconhecimento Profissional e Pessoal


Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos. Com a compreensão profunda de quem você é possível descobrir suas qualidades, capacidades, bem como os seus pontos que devem ser melhorados. Além disso, é possível saber lidar com isso tudo e encontrar as oportunidades para desenvolver constantemente. O exercício regular desse conceito ainda permite que você compreenda melhor as pessoas ao seu redor.


Realizando todas essas coisas, as chances de ter sucesso na vida pessoal e profissional serão ainda maiores. Para continuar aprendendo mais sobre o assunto é só continuar lendo o artigo!


Qual a importância do Autoconhecimento?

Antes de conhecermos mais a fundo sobre como o autoconhecimento se manifesta do ponto de vista pessoal e profissional, vamos falar um pouco sobre essa habilidade é tão importante, sendo imprescindível para toda a pessoa que deseja desenvolver-se verdadeiramente. E para isso precisamos entender o que realmente significa o ato de autoconhecer-se. Ele se refere a um conhecimento que adquirimos referente a nós mesmos. Um estudo aprofundado e minucioso daquilo que somos e também daquilo que representamos.


Ele é importantíssimo pois nos permite compreender melhor quais são as nossas habilidades e capacidades, nossas virtudes, valores, missão de vida e, também, o nosso propósito. Com essas ferramentas em mãos podemos viver em função do que realmente desejamos e sonhamos para a nossa vida. Viver genuinamente faz com que a felicidade e a plenitude estejam a um passo.


Quer conhecer algumas vantagens que o autoconhecimento é capaz de proporcionar?

Confira:

• Desenvolvimento da Inteligência Emocional;

• Resiliência;

• Definir quais são suas metas e objetivos;

• Clareza quanto a sua missão de vida e seu propósito.


O autoconhecimento pessoal.

Existe mais de um tipo de autoconhecimento e isso acontece porque nós, os seres humanos, somos muito complexos. O autoconhecimento pessoal é um deles. Quando o indivíduo desenvolve o autoconhecimento toma consciência das suas metas, desejos, objetivos e propósitos, repensa suas atitudes, fortalece suas qualidades, enfrenta as eventuais mudanças de cabeça erguida, repensa suas atitudes, potencializa sua coragem, reconhece e aceita suas emoções negativas e trabalha para que elas sejam modificadas. Todo esse processo permite que o indivíduo cresça e conheça a sua essência, alcance uma melhor qualidade de vida e bem-estar e ainda adquira autonomia sobre a sua vida, sua história e seus objetivos.


O autoconhecimento profissional

A importância do autoconhecimento profissional é acima de tudo acreditar que é possível alcançar aquela etapa tão desejada. Lembre-se de que o único responsável pelo seu sucesso na carreira é você, por isso, valorize suas habilidades técnicas e faça o possível para estar em constante aprendizado. Cada indivíduo deve buscar aprimorar suas habilidades e competências para poder contribuir de uma melhor forma dentro da organização em que está, ter segurança para tomar decisões, para realizar tarefas e otimizar resultados. A busca pela potencialização e otimização desse processo exige muita determinação, foco, paciência, perseverança e vontade de se desenvolver, para assim alcançar seus objetivos.


O crescimento como ser humano

A busca pelo autoconhecimento é uma forma de crescimento pessoal e profissional. O mais importante é determinar os objetivos e metas e estar disposto a enfrentar tudo que for necessário para alcançar o sonho tão desejado. Outro ponto de destaque é que é essencial ter foco no positivo e saber que é possível conquistá-lo se você acreditar e trabalhar para transformá-lo em realidade.


O autoconhecimento é fundamental para capacitar e auxiliar o profissional a alcançar resultados extraordinários e obter uma experiência cada vez mais profunda em sua área de atuação, realizando assim, seus próprios objetivos e ajudando a empresa a crescer no mercado de trabalho. E você pode alcançar isso com terapia e/ou processo de coaching, esses processos te ajudarão a sair na frente e conquistar lugares inimagináveis antes.


Se você deseja saber mais sobre a Terapia Psicanalítica, deixo aqui o convite para que você agende sua sessão no Instituto Beneficente Regional de Roncador, onde atendo presencialmente toda semana. O contato para agendamento é o (44) 9 8436-4859 ou pode me seguir no Instagram (@olucasluz_ ) e pelo link da bio agendar sua sessão online. Ótima semana à todos nós.


Lucas Luz é Psicanalista Clínico, formado pela Faculdade Gaio e habilitado em conformidade pelas organizações: (Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud e Associação Psicanalítica Internacional), Coach, atualmente é Mestrando em Psicanálise Lacaniana pela Faculdade Gaio e estuda Qualidade de Vida na Contemporaneidade pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Realiza atendimentos online desde 2018 para todo o Brasil. Escreve toda semana aqui no Panorama Regional - www.panoramaregional.net.br 


Postado pelo Jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot