Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Roncador - PR, sessenta anos de história, amor e emoção pela vida e pelo PR

Um pouco de história:


No início do século XX, a região centro-oeste do Paraná eram  constituídas de matas virgens.  Nessa época, onde hoje está localizado o Município de Roncador, pertencia à Guarapuava, que ocupava 25%  do território paranaense. Pouco a pouco, as localidades pertencentes ao território de Guarapuava foram desmembradas entre eles Pitanga, que por sua vez perdia parte de seu município para a formação do Município de  Campo Mourão.


(c) Foto de Júlio César Teixeira dos Santos - Vista aérea de Roncador (Parque do Lago).


Por volta de 1915 / 1920, quando a comissão exploradora do trecho Guarapuava-Campo Mourão, que fazia o levantamento daquele que seria o 3º picadão, que iria até o Estado do Mato-Grosso, acampou, onde hoje se ergue a Cidade de Roncador. Dizem os pioneiros que em uma noite chuvosa ouvia-se ao longe o barulho produzido pelas copas dos pinheiros, e também um forte ronco produzido por uma queda D água, o barulho era ouvido a km, e desta forma, denominaram o rio de Roncador e futuramente o nome da cidade passou a ser “RONCADOR”.


Iniciou-se a colonização do lugar com a derrubada das matas, constituídas de madeiras nobres como o pinheiro. Com isso foram surgindo às primeiras plantações e as criações de suínos foram sendo introduzidas.


A colonização de Roncador, iniciou-se propriamente dita em 1923, quando aqui chegaram as primeiras famílias, Sr. João Mariano e o Sr. Jorge Rodrigues Monteiro, em 1927 chegou a família Mendes, em 1933 os Kovalek e em 1936 os Vogivoda.


Já em 1927, passou por este lugar a primeira estrada para carroças, feita em empreitada com o então Governador do Estado Dr. Afonso Camargo. A partir de então começaram a chegar várias famílias de várias regiões e estados, iniciando assim a colonização sempre vertiginosa do futuro município de Roncador.


O primeiro professor do Município de Roncador foi o Sr. Paulo Schner, e em 1944 houve a nomeação da primeira Professora Estadual, Sra Verônica Zola. O vilarejo aumentava e em l952, a congregação das Irmãs Servas da Imaculada Virgem Maria descendentes de Ucranianos, sediados em Prudentópolis, criaram uma escola, que funciona até hoje, o Colégio Nossa Senhora das Graças, o qual teve a ajuda de toda a população para a sua construção, que conseguiram assim a realização de uma escola de excelente nível para seus filhos. 


Em 1953, a vila de Roncador, foi elevada a categoria de distrito pertencendo ao município de Campo Mourão. Por efeito da Lei Estadual Nº 4.245, de 25 de Julho de 1960 foi criado o Município de Roncador., que teve como prefeito nomeado João Otales Mendes. Em 1961, aconteceu a emancipação político-administrativo e teve como primeiro prefeito eleito, entre 1961 a 1965, Eleutério Galdino de Andrade.


Prefeitos de Roncador:


João Otales Mendes – (nomeado) - 1960 a 1961 

Primeiro Prefeito eleito - Eleuterio Gaudino de Andrade - 1961 a 1964.

Marins de Castro Pereira ( Substituto):  1964 a 1965.

Augusto Becher - 1965 a 1969. 

Izidoro Puretz - 1969 a 1973.

Augusto Becher - 1974 a 1977.

Silvestre Kuchla - 1978 a 1982. 

Augusto Becher - 1983 a 1988.   

Pedro Gluchak - 1989 a 1992

Joaquim Rodrigues da Silva - 1993 a 1996

Odilon Andreoli Gonçalves - 1997 a 2000

Odilon Andreoli Gonçalves – 2001 a 2004

Ilizeu Puretz – 2005 à 2008.

Aguinaldo Luiz Chichetti  - 2009 à 2012

Marília Perotta Bento Gonçalves – 2013 à 2016

Marília Perotta Bento Gonçalves – 2017 à 2020

Vivaldo Lessa , atual prefeito eleito em 2020, com mandato de 2021 a 2024.


L I M I T E S:

O Município de Roncador limita-se, ao Norte com os Municípios de Luiziana e Iretama, ao Sul com Palmital e Mato Rico, ao Leste com Nova Tebas e ao Oeste com o Município de Nova Cantu.


L O C A L I Z A Ç Ã O  G E O G R A F I C A :

O Município de Roncador localiza-se na região Centro-Oeste do Estado do Paraná, possuindo as seguintes coordenadas:

Latitude: 24º 30’

Longitude: 52º 18’



Fotos que contam um pouco de nossa História:




(c) Pedro Rosa e família

(c) - 1ª Indústria de Farinha de Milho em Roncador


(c) - Pioneiro, José de Fernandes


(c) - Primeiro Time de Futebol Roncadorense

(c) - Família Vieira

Assista o vídeo produzido pela Prefeitura Municipal de Roncador - PR pelos seus 60 anos:



Administração Prefeito Vivaldo Lessa Moreira e vice Alynny Kuchla.


Mais fotos que contam um pouco de nossa História:




(c) - Martim Kovalek, no local onde seria instalada a Igreja Ucraniana


(c) - Primeiro Fotógrafo, José Aranha

(c) - Pioneiro Valdomiro Kovalek e filhos na construção de uma casa


(c) - Sr. Manuel Vieira de Jesus


Veja o vídeo da homenagem da vice-prefeita Alynny Kuchla para Roncador - PR:





Em tempo: Cheguei oficialmente em Roncador - PR no dia 18 de janeiro de 2004, vai fazer 18 anos que vivo nesta terra maravilhosa. Mas conheci Roncador em janeiro de 2000, quando aqui vim pela primeira vez. Fiquei 3 dias hospedado no Hotel Avenida, na época do Hélio Manchur.


Aprendi a amar esta terra linda e abençoada por dois padroeiros. Hoje ela faz 60 anos, fico feliz em fazer parte um pouco desta história. Já fiz de tudo um pouco aqui. Fui assessor de imprensa da Prefeitura na administração do prefeito Ilizeu Puretz, fui conselheiro tutelar por quase 10 anos, tive meu jornal impresso por 5 anos, o "Panorama Regional", cuido de cães de rua faz tempo, inclusive fundei com algumas pessoas a APASLA - Associação de Proteção aos Animais São Lázaro, que está no momento com a documentação parada e, agora depois de aposentado por tempo de serviço, cuido do meu site. o www.panoramaregional.net.br que cresce todos os dias.

Quero terminar esta pequena homenagem à Roncador pelos seus 60 anos com as palavras que o prefeito Vivaldo Lessa Moreira, meu amigo de muitos anos disse-me hoje através da rede social WhatsApp: "Muito obrigado por ser uma pessoa que faz a diferença em nossa cidade. Deus o abençoe sempre!!(Claudinei Prado).


Parabéns Roncador pelos seu 60 anos. Amo esta Terra!!!

Texto e postagem do Jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot