Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



domingo, 21 de novembro de 2021

Internacional: Moda com Eliana Oliveira - A realeza do continente africano na passarela do África Fashion Week London 2021 em Londres.

O África Fashion Week London é o maior evento de moda da Europa que promove e estimula talentos e designers com inspiração africana. O AFWL foi fundado em 2011 pela Princesa Ronke Ademiluyi da Nigéria. O evento apesar de mostrar a África contemporânea, ela também é um resgate ancestral. Onde o principal objetivo está na valorização da cultura africana no mundo. 



Para mim o continente africano é um lugar digno da realeza. Imponente, marcante e único. Quando pisei os meus pés pela primeira vez no berço da humanidade. Não tinha passado pela minha cabeça visualizar o passado. Mas sim, o presente.


Lówólówó ni báyìí! (yorubá)

O presente é agora!  


O passado não se pode mudar. Foi quando eu olhei e descobri que o futuro sempre. Em uma das minhas entrevistas recentes entrevistei Linda Fernando de Moçambique. Onde conheci a história de uma rainha anônima na humanidade, a Rainha Achivánjila. E me perguntei: como assim!? 


Porque esta mulher foi oculta na nossa história. O que existe de tão importante na sua trajetória que a humanidade não pode sequer conhecer ou saber. Como todas as histórias tem começo, meio e fim, eu fui em busca de uma história que seria contada no mundo fashion.



A história sendo contada na passarela do AFWL

A fashion design Mary Martin London em suas pesquisas resgatou uma parte desta história escondida em seus desenhos e estampas da sua coleção Hidden Queens. Onde Mary colocou rostos de rainhas negras por baixo de seus vestidos. Esta coleção levou o público ao delírio numa viagem de resgate ancestral. O primeiro desenho a ser apresentado retratava uma escrava, “na beira do rio”


Mary buscou homenagear as rainhas africanas nas roupas brancas e disse: que começou a coleção com as escravas e depois entrou as rainhas e no final temos a morte das rainhas, porque as rainhas negras não são mais visíveis. Confesso que fiquei impressionada com tanta garra e força para trazer até o mundo fashion algo tão delicado e sofrido. 



Este ano Mary Martin London não só resgatou a ancestralidade africana na passarela do AFWL 2021. Como foi a grande estrela desta edição especial. Mary Martin London trouxe para a passarela do AFWL a realeza do continente africano. A história foi contada na passarela para o mundo fashion. 


O desfile foi mágico! Como, diz; Mary “Os modelos negros são agora a grande aristocracia reinante!”. Além das suas criações que são deslumbrante. Um luxo! O resultado desta coleção podemos ver nas escolhas das cores que refletem toda a realeza do continente africano. 



Royal Colors. 


O dourado resplandece nas rainhas a riqueza e o poder.

O preto – o mistério

O branco – a pureza e a delicadeza contida na elegância.

O vermelho – a força vital 


O continente africano é tendência na indústria da moda há alguns anos. E Mary Martin London nos traz a sensação remota de que o continente africano sempre esteve dentro de nós.

 

“Eni tí kò íbi tí òún ti m´bò, kò lè mon íbi tí òún n´lo”. (yorubá) 

Aquele que desconhece o seu passado e a sua origem dificilmente saberá definir aonde quer chegar.

Frase do livro Ojúran – O mistério revelado pelos ancestrais.  



Veja o vídeo do desfile:



Em tempo: Mais uma semana, mais um domingo e principalmente mais um belo texto da Lana Oliveira. E agora num momento muito especial, falando do evento AFWL – África Fashion Week London 2021 e, mais especial ainda por estarmos no Mês da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro.


E você Lana faz a sua homenagem em comemoração ao Mês da Consciência Negra com uma visão mais futurista de acordo com os próprios africanos. E quando você diz que o continente africano para você é um lugar digno da realeza. Imponente, marcante e único. Eu digo mais, ele é mágico e misterioso também. 


E a Mary trouxe tudo isso para a passarela do AFWL 2021 e, mais ainda, ela trouxe o antigo e o novo, a escravidão e a realeza. Ela trouxe a vida para o mundo fashion. E este mundo fashion está de parabéns, por ter pessoas especiais como Mary Martin London e Lana Oliveira.  


E o Panorama Regional está feliz por fazer parte deste mundo fashion também. E ter como colunista de moda uma pessoa tão especial, maravilhosa e conhecedora deste assunto, Eliana Oliveira (Lana). Belo texto esta semana e, estamos na expectativa do próximo texto da semana que vem (Claudinei Prado).


Texto - Coluna Moda com Eliana Oliveira (Sempre aos domingos)

Postado pelo jornalista Claudinei Prado – MTPS 23.455SP e IFJ 674 BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot