Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



terça-feira, 12 de outubro de 2021

PAIS alerta para cuidados redobrados com animais nesta terça por conta da queima de fogos

As queimas de fogos de artifício, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), nesta terça-feira (12), devem ser feitas com cuidado. As principais recomendações são para que os fogos sejam disparados em locais abertos e sem qualquer tipo de obstáculo. Também é preciso atenção redobrada com os animais, conforme orienta a Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS) de Campo Mourão - PR.



Os animais de estimação (principalmente cães) sofrem bastante com a queima de fogos por causa do barulho alto e excessivo. Muitos podem tremer, chorar e fugir de casa, procurando um lugar mais seguro, caso estejam próximos do foguetório. A orientação é que eles sejam colocados em ambiente fechado, onde se sintam seguros. 


A voluntária da PAIS, Amanda Tonet, informou que próximo do meio dia, quando é feita tradicionalmente a queima de fogos, uma equipe da entidade se desloca à sede da PAIS para ficar com os animais evitando riscos de incidentes. Segundo ela, em alguns casos, é arriscado o animal até mesmo sofrer infarto, vindo a morrer. “Eles se estressam muito devido a sensibilidade da audição”, falou. Já houve casos, na própria PAIS, de cães se machucarem tentando fugir para se esconder dos fogos. E até mesmo de animais mortos.


Amanda orienta que caso os donos estejam em casa e o animal tenha ataques de pânico, a recomendação é de confortá-lo em um lugar que ele não seja afetado pelo barulho, além de não deixá-lo sozinho durante esses momentos. “O que recomendamos é enrolar ele em uma coberta ou manta e segurá-lo no colo até que os fogos cessem. Se sair de casa, jamais deixe o animal solto ou no quintal. O recomendado é que deixe ele dentro da residência”, orientou.


Ela também alertou que os moradores se atentem em deixar o portal de casa fechado para evitar a fuga do animal, que assustado, corre o risco, inclusive de ser atropelado. “Já registramos vários casos de cães atropelados por correrem assustados na rua. Outros fogem e não voltam mais. Por isso é preciso se ater a estes detalhes”, frisou.


Além de cães, pessoas doentes, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e idosos também sofrem com os barulhos de fogos. Vários municípios da região têm leis que proíbem esta prática como Quinta do Sol, Iretama, Roncador, Araruna e Luiziana.


Dicas para cuidar do seu cão com medo de fogos

* Coloque placa de identificação no seu cão ou gato (para o caso de fugir);

* Acolha-o e acomode-o em casa;

* Feche portas e janelas;

* Ofereça alimentos leves;

* Separe os cães;

* Não deixe-o acorrentado;

* Use a técnica da faixa para cachorro.


Veião, um dos cães de rua de Roncador - PR, abandonado por um sitiante meses atrás. Descobrimos que seu nome verdadeiro é "Dunga". Ele vai sofrer muito com os fogos soltados neste dia - (c) - Foto de Claudinei Prado.


Em tempo: Roncador - PR possui a  LEI Nº 1.334/2021  que "Proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de Roncador, e outras providências", publicada em 13 de maio de 2021. O prazo para regulamentar esta Lei é de 90 dias pelo executivo. Não temos a informação se foi ou não regulamentada, vamos procurar o prefeito Vivaldo Lessa Moreira nesta semana para confirmar a regulamentação ou não.


Fonte: Walter Pereira - Tribuna do Interior - www.tribunadointerior.com.br

Matéria postada pelo Jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR

Um comentário:

  1. Porque voces não multa estes infratores ja que sabem quem soltou estes bichinhos fiseram leis pra não soltar fogos mas foram a favor de soltarem os animais na cidade

    ResponderExcluir

Post Top Ad

Your Ad Spot