Veja quais os maiores benefícios do chimarrão
Você sabe o que é chimarrão? Bom, essa é uma bebida típica da região Sul do país que representa muito mais do que uma escolha de paladar. O chimarrão é uma forma de contato direto com a cultura local e histórica do Brasil e de seus imigrantes, fortes influências nesses estados. Além de ser um grande elemento histórico, o chimarrão possui diversos benefícios para a saúde.
Ficou curioso para saber mais sobre o chimarrão? Então, faça a leitura desta matéria na íntegra e não perca nenhum detalhe.
O que é o chimarrão?
O chimarrão é uma bebida preparada à base de erva-mate. A bebida é servida comumente em uma cuia e o seu conteúdo, um chá quente ou frio, é ingerido por meio de uma bomba.
A verdade é que o chimarrão é, na verdade, uma representação bastante clara do surgimento dos estados do sul do país. Isso porque não existe um consenso sobre a origem dessa bebida. A teoria mais aceita é a de que os indígenas da região, Guaranis, possuíam o costume de ingerir uma espécie de chá com a erva-mate.
Muito mais do que uma bebida
Além de conectar os gaúchos com seu passado, tradições e cultura, a dinâmica da ingestão do chimarrão é extremamente interessante. Normalmente consumido em rodas, as rodas de chimarrão, a bebida é compartilhada entre familiares e amigos durante momentos de socialização. Isso cria um ambiente de intimidade que é muito importante para os laços afetivos.
Benefícios do chimarrão para a saúde
Semelhante ao chá-verde, o chimarrão é um ótimo diurético, que auxilia quem sofre de hipertensão e insuficiência renal. Além disso, essa bebida possui antioxidantes poderosos que ajudam o corpo a se livrar de substâncias tóxicas. Por fim, o consumo do chimarrão é indicado por especialistas devido ao seu alto teor de vitaminas e sais minerais.
Vale destacar que, você pode até não saber, mas o chimarrão possui cafeína, que, quando consumida com moderação, tem suas vantagens. Por se tratar de um estimulante, esse composto possibilita reduzir fadiga, aumentando o metabolismo e auxiliando na perda de peso.
Via: Rotas de Viagem / CRN Online - www.crn1.com.br
Postado pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário