Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



domingo, 10 de maio de 2020

Sistema Estadual de Cultura trará mais recursos para a área

O Paraná agora tem seu Sistema Estadual de Cultura (SEC-PR) e passa a integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A implantação desse modelo viabiliza a participação em editais de âmbito federal e garante mais recursos para a área.

Sistema Estadual de Cultura trará mais recursos para a área.Foto: Cesar Bond/CCTG
“Essa é mais uma excelente notícia que temos o prazer de anunciar porque consolida a cultura como política de Estado, dá mais força ao setor, cria instâncias de diálogo permanente com a sociedade civil, viabiliza políticas sustentáveis para a área cultural e facilita os repasses de recursos fundo a fundo, entre União, estados e municípios, para políticas culturais”, ressalta a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

A lei nº 20.197, que institui o SEC-PR, foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho. De acordo com Luciana, o trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo foi fundamental.

NA PRÁTICA - O Sistema Estadual de Cultura será organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada, e tem como finalidade promover o exercício pleno dos direitos culturais e o desenvolvimento humano, além de garantir acesso a serviços culturais a todas as classes sociais.

Os objetivos da iniciativa incluem ainda o incentivo ao uso de novas tecnologias em processos artísticos e culturais, salvaguardar os acervos históricos, promover a cultura da paz e os intercâmbios, além de estimular os municípios a desenvolverem iniciativas nessa área.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS – A implantação do SEC-PR para fortalecer o Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi um dos pontos recorrentes levantados pelos gestores culturais, artistas e representantes de diferentes setores culturais durantes as Audiências Públicas de Cultura, realizadas entre maio e julho de 2019, que atenderam cerca de 1,5 mil pessoas de 149 municípios nas oito macrorregiões do Estado.

“Este foi um momento de diálogo institucional ativo da superintendência com os dirigentes públicos de cultura e com representantes de todas as áreas culturais, que norteou a elaboração do Plano Plurianual – PPA. Trata-se de um instrumento de sistematização das ações de governo à luz do Plano Estadual de Cultura e das demandas apontadas pelos participantes nas audiências”, explica Luciana.

Sistema Estadual de Cultura trará mais recursos para a área.Foto: Cesar Bond/CCTG
EM ANDAMENTO - O Paraná, em atenção ao Plano Estadual de Cultura e às diretrizes do Sistema Nacional de Cultura, consolidou o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), que destina recursos via incentivo fiscal a projetos culturais. Foram três editais lançados e os dois primeiros beneficiaram juntos 323 projetos culturais com investimento de R$ 60,3 milhões.  

O Estado também fortaleceu o Conselho Estadual de Cultura, órgão colegiado composto paritariamente por 36 representantes da comunidade cultural, da sociedade civil e do poder público, que está em sua quarta formação.

Outro item da lei que a superintendência da Cultura já havia efetivado é o Programa de Capacitação e Formação em Cultura, lançado na terça-feira (05/05), com a abertura de 4 mil vagas na modalidade de ensino a distância (EaD), uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É destinado à profissionalização de agentes culturais dos setores público e privado. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira (11).

DIREITOS CONSTITUCIONAIS – A criação do SEC-PR atende ao compromisso do Executivo com a Constituição Federal e Estadual, principalmente no respeito aos direitos humanos, garantia de acessibilidade e diversidade, democratização das instâncias culturais e efetivação das políticas públicas para a área.

PLANO ESTADUAL - Esta lei também garante o cumprimento do Plano Estadual de Cultura, que tem entre suas metas reconhecer, proteger e valorizar os patrimônios e manifestações culturais do Estado em um cenário descentralizado e miscigenado.

Fonte: AEN-PR - Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot