Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



sábado, 16 de maio de 2020

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL - Greta Thunberg faz apelo em prol da Amazônia e do combate à Covid-19 em Manaus

Por Redação
Mundialmente conhecida por seu ativismo em prol do meio ambiente, Greta se uniu a outros ambientalistas para pedir auxílio para Manaus, que entrou em colapso por conta da pandemia

A ativista Greta Thunberg gravou um vídeo) pedindo proteção à floresta amazônica e ajuda para o combate ao coronavírus no Amazonas. O sistema de saúde pública de Manaus, capital do estado, entrou em colapso.

Participaram do vídeo, além de Greta, 12 ativistas que integram o FridaysforFuture, movimento criado pela ambientalista para alertar o mundo a respeito das mudanças climáticas e da necessidade de preservar o meio ambiente.

O vídeo é uma resposta ao prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que no último dia 3 pediu a ajuda da ambientalista para que ela usasse sua influência mundial para auxiliar no combate à pandemia na região da Amazônia. Greta atendeu ao pedido, não só através do vídeo, mas também por meio de uma carta aberta.

Greta Thunberg (Morris Mac Matzen/Reuters)
“O nosso apelo para que as grandes nações ajudem Manaus a enfrentar a pandemia ganha ainda mais força com o apoio do movimento FridaysForfuture, encabeçado pela ativista ambiental sueca”, escreveu o prefeito ao divulgar o vídeo nas redes sociais.

No começo das imagens, Greta afirma que Manaus é o coração da Amazônia. Os demais ativistas – de países como Irlanda do Norte, Portugal, Suécia e Nova Zelândia, além do Brasil – abordaram a importância da região por conta de sua biodiversidade, recursos naturais e de suas “culturas incríveis e mágicas histórias”. Os povos originários, que vivem no Amazonas, foram citados.

No Twitter, o prefeito de Manaus também fez menção aos indígenas ao abordar novamente o vídeo feito pelos ambientalistas. “Eles entendem a importância de garantirmos que os povos tradicionais da Amazônia não sejam dizimados pelo novo coronavírus. Lutaremos até o fim e não descansaremos enquanto não vencermos a Covid-19”, escreveu.

Durante a gravação, os ambientalistas lembraram das mortes causadas pelo vírus. “Nós estamos morrendo”, afirmaram os ativistas brasileiros, que pediram que países que “já passaram pela pior parte da Covid-19” ajudem Manaus, que sofre com a falta de respiradores, remédios e itens básicos para salvar a vida das pessoas nos hospitais.

“E se você não puder fornecer grandes quantidades de suprimentos, lembre-se que até mesmo as menores ações podem criar um grande impacto positivo na vida das pessoas”, lembrou Greta, que reforçou ainda que “as consequências das mortes dos povos da Amazônia e da destruição da floresta amazônica serão globais”.

“Nós precisamos defender os povos tradicionais da Amazônia de invasores que podem levá-los à morte. Nós temos que defendê-los das ações negligentes e irresponsáveis do nosso governo federal”, afirmaram os ativistas, citando o descaso do presidente Jair Bolsonaro no combate à doença, que tem sido tratada por ele como uma “gripezinha”, embora já tenha matado mais de 15 mil pessoas. Bolsonaro, no entanto, acredita que a economia do país é mais importante do que a vida humana e insiste em pedir o fim da quarentena, ignorando que é impossível haver economia sem pessoas vivas para movimentá-la.

Fonte: Anda - www.anda.jor.br
Anda - Agência de Notícias de Direitos Animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot