Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



sexta-feira, 8 de maio de 2020

Bolsonaro enviará Forças Armadas para combater desmatamento na Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro autorizou na quinta-feira (7) o envio de militares para combater incêndios e o desmatamento na Amazônia, em meio a alertas de que a maior floresta tropical do mundo esteja desaparecendo ainda mais rápido do que nos incêndios do último ano.

O presidente Jair Bolsonaro, fotografado no último 6 de maio
Em 2019, Bolsonaro enfrentou críticas pelo recorde de incêndios registrados na floresta tropical, em seu primeiro ano no poder.

Embora a temporada de incêndios só vá começar no fim de maio, devido ao clima mais seco, já há sinais preocupantes para este ano.

O desmatamento na Amazônia brasileira aumentou mais de 50% nos primeiros três meses deste ano em comparação com a mesma época no ano passado, a 796 km2.

O presidente brasileiro assinou um decreto autorizando as Forças Armadas a tomar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionadas ao desmatamento ilegal e o combate a focos de incêndio.

A medida valerá a partir do dia 11 de maio até 10 de junho para as áreas de proteção ambiental, reservas indígenas e outras demarcações federais na região amazônica.

O desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 85% no ano passado, chegando a 10.123 km2, a primeira vez que superou a marca dos 10.000 km2 desde que os registros começaram em 2008, segundo dados oficiais baseados em imagens de satélite.

A derrubada da floresta é amplamente provocada à extração ilegal de madeira, mineração e pecuária que avança em áreas protegidas.

Bolsonaro defende a abertura das terras protegidas e reservas indígenas para sua exploração comercial, argumentando que as populações nativas deveriam monetizar os recursos naturais disponíveis em seu território.

O presidente já tinha enviado as Forças Armadas à Amazônia no ano passado, depois de ter sido alvo de duras críticas por ter minimizado os incêndios florestais.

Fonte: AFP
Retirado do site: www.ambientebrasil.com.br
O maior portal de internet de meio ambiente do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot