Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



sábado, 4 de junho de 2022

CRIME - Falso médico veterinário que fazia castrações é detido na Região Metropolitana de Curitiba

Segundo delegado, suspeito foi flagrado realizando consulta no estacionamento de supermercado.


(c) - Foto: Ilustração | Pixabay

Um homem de 47 anos foi detido em flagrante Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, por atuar como falso médico veterinário. Ele realizava, entre outras atividades, cirurgias em animais de pequeno porte. O caso aconteceu na última segunda-feira (30).


De acordo com o delegado Matheus Laiola, chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o homem disse que faz castrações desde os 10 anos de idade. A polícia chegou ao suspeito a partir de denúncias.



Quando foi flagrado pela polícia, o homem estava realizando a consulta de um cachorro no estacionamento de um supermercado da cidade.


Laiola disse que, na hora que a polícia chegou ao local, ele estava com uma seringa na mão, prestes a aplicar um medicamento no animal. O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) repudiou o caso.


“No começo ele negou a autoria delitiva, mas depois acabou confirmando que se passava por médico veterinário. E que desde que tinha 10 anos de idade realizava procedimentos e castração”.


De acordo com a polícia, o homem confessou que realizava consultas ao custo de R$ 50, castrações de machos por R$ 120, além de outras pequenas cirurgias, como remoções de tumores.


(c) - Medicamentos e itens de uso veterinário foram encontrados com o suspeito. Foto: Delegado Matheus Laiola

Ainda segundo o delegado, uma equipe da Civil foi até a casa do suspeito, onde ele mostrou como realizava os procedimentos cirúrgicos.


O homem recebeu voz de prisão, foi levado à delegacia, ouvido e solto na sequência porque o exercício ilegal de profissão é caracterizado, segundo o delegado, como contravenção penal de baixo potencial ofensivo.


Ele responderá em liberdade. Se for condenado, pode pegar três meses de prisão, além de multa.


Segundo Laiola, pessoas que levam animais a falsos profissionais não respondem criminalmente, mas estão fomentando prática criminosa e que pode colocar animais em risco.



O que diz o CRMV

O CRMV-PR repudiou o caso e ressaltou que, além de contravenção penal, ações como essa podem ser caracterizadas como crime de maus-tratos de animais e crime de relação de consumo.

A autarquia também reforçou a importância de tutores de animais sempre verificarem se o profissional está devidamente registrado junto ao Conselho, consulta que pode ser feita online.

Além de poder ser denunciado à polícia, casos de exercício ilegal da profissão de médico veterinário podem ser reportados ao conselho, também via site.

Fonte: G1 / Anda - Agência de Notícias dos Direitos dos Animais - www.anda.jor.br
Postado pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot