Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



quarta-feira, 25 de maio de 2022

Coluna "Gerenciando a Si Mesmo": Benefícios da Empatia e do Rapport

 


Benefícios da Empatia

Confira alguns dos muitos benefícios que a empatia pode proporcionar às relações humanas:

Melhora nos relacionamentos pessoais e profissionais;

Facilidade em compreender o outro;

Conquista do ato do não julgamento;

Habilidade de comunicar e influenciar pessoas;

Conquista de reciprocidade, segurança e confiança mútua.


Este artigo está sendo interessante para você? Então convido você a curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais. E lembre-se sempre de nunca se esquecer de contribuir deixando o seu comentário logo abaixo. Será um prazer interagir com você!


A TÉCNICA DA EMPATIA: ENTENDA O QUE É RAPPORT

Em se tratando de um processo de relacionamentos pessoais muitos elementos são importantes para o alcance do sucesso. Um destes fatores primordiais para que um Você consiga criar um ambiente seguro, conectar-se com o seu próximo e apoiá-lo a chegar ao estado desejado, é o que chamamos de rapport.



MAS, AFINAL, VOCÊ SABE O QUE É RAPPORT?

Esta é uma palavra de origem francesa, derivada do termo rapporter, que na tradução significa “trazer de volta”. No contexto de uma sessão de Terapia, o rapport representa criar conexão, gerar empatia, formar um campo relacional, oferecer apoio e segurança, num momento pleno de sintonia e alta frequência entre profissional e cliente, não apenas na terapia como com seus subordinados em sua empresa e relacionamentos em geral.


O rapport ajuda a criar uma troca equilibrada de informações, aumenta a confiança mútua e gera um estado maior de receptividade por parte do “cliente”. Por outro lado, se Você não consegue desenvolver bem esta habilidade, dificilmente ele conseguirá alcançar empatia e abertura, o que comprometerá todo o sucesso do processo de Coaching.



A COMUNICAÇÃO QUE VAI ALÉM DAS PALAVRAS

Esta ferramenta magnífica de comunicação vai muito além, uma vez que é capaz de extrapolar a linguagem verbal. Ao entrar em rapport criamos um campo de energia mágico, que permite, por alguns instantes, vivenciar a vida da outra pessoa. Com isso, podemos ver; ouvir; sentir e entender o outro, em sua essência maior, sem preconceitos e julgamentos.


Esta permissão para acessar a outra pessoa permite fazer uma leitura sistêmica dela, que compreende desde a postura corporal, o movimento de seus olhos, seus gestos e que permite, através destes sinais, uma compreensão maior de suas intenções, motivações, crenças, valores e visões de mundo.


Provido destas informações, você deve buscar entender as pessoas com quem se relaciona e, em hipótese alguma, tentar induzi-lo a fazer o que ele considera o certo. Como bem sabemos, as respostas estão e são do seu próximo e o nosso papel é apoiá-lo, com técnicas e ferramentas, no alcance rápido e efetivo de suas metas, objetivos e resultados profissionais e pessoais.



COMO CRIAR O RAPPORT

De modo geral, para conseguirmos obter a empatia, seja num processo de terapia, numa venda ou mesmo numa paquera, por exemplo, precisamos nos conectar visualmente a essa pessoa e, neste contato, é essencial que haja uma troca sinérgica.


Isso significa que todos os estímulos, sejam eles: físicos, gestuais, posturais, a intensidade da respiração, o timbre e o tom de voz precisam estar perfeitamente sintonizados ao dá outra pessoa para que o rapport seja feito.


Cada pessoa tem sua própria forma interagir, processar as informações e tempos distintos de conectar-se ao outro. Para iniciar uma conversa ou qualquer tipo de relacionamento, é preciso observar e encontrar as melhores maneiras de acessar o outro e se comunicar com ele.



Então, lembre-se que, para ser efetivo em sua comunicação e potencializar o rapport, é preciso estar sempre atento a como você o seu cliente, parceiro, colega ou amigo se comunicam também.


Busque entender, respeitar e adaptar-se a estes modelos, isso favorecerá a abertura de um canal receptivo à interação e potencializará ainda mais seus resultados. Faça bom proveito dessas técnicas  e espero que você consiga se relacionar de forma  mais sincera e real com seu próximo.


Em tempo: Por enquanto o atendimento no Instituto Beneficente Regional de Roncador está suspenso,  no momento só estamos com o atendimento online. 


Lucas Luz é Psicanalista Clínico, formado pela Faculdade Gaio e habilitado em conformidade pelas organizações: (Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud e Associação Psicanalítica Internacional), Coach, atualmente é Mestrando em Psicanálise Lacaniana pela Faculdade Gaio e estuda Qualidade de Vida na Contemporaneidade pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Realiza atendimentos online desde 2018 para todo o Brasil. Lucas Luz é colunista do Site Panorama Regional - www.panoramaregional.net.br 


Postado pelo Jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot