Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



segunda-feira, 30 de maio de 2022

Roncador - PR: Engº Ambiental Gustavo de Jesus Pizzolotto participa da 1ª Conferência Regional em Santa Helena - PR


Semana passada, o Engº Ambiental Gustavo de Jesus Pizzolotto participou e representou o município de Roncador e a empresa Ecodust na 1° conferência regional de resíduos do oeste do Paraná. 


Gustavo diz: "Tive o prazer de atuar e representar a empresa Ecodust e o município de Roncador - PR na 1° Conferência Regional e Rodada de Negócios. Gestão de Resíduos: Novos Produtos, Novos Destinos que aconteceu em Santa Helena - PR".


Ele complementa; "Foi meu primeiro evento deste porte, confesso que o frio na barriga foi diferente de todas as outras vezes em que me apresentei". 



Ele diz ainda: "Nosso produto, o equipamento mais comentado sobre destinação final dos RSU, no estado do Paraná, foi muito citado nas apresentações da SEDEST e do IAT, também tive a honra de abrir as apresentações das empresas que se apresentaram como soluções para a destinação de Resíduos". 


"Foi um evento maravilhoso, tive a oportunidade de conhecer várias pessoas que atuam fortemente na área dos resíduos, referências estaduais neste ramo. Também conheci novos produtos, em resumo, um networking de milhões".



Para finalizar,. Gustavo complementa:  "Tive a oportunidade de conhecer e almoçar na presença ilustre do Sr. Diretor Presidente do Instituto Água e Terra: José Volnei Bisognin no encerramento da conferência".

 

"Com certeza foi o primeiro evento de muitos que virão e, agora é continuar trabalhando e se preparando cada vez mais pra poder compartilhar novas ideias e novos produtos. Para enfim chegar em uma destinação final adequada que nos retorne 0% de resíduos e que todo lixo seja convertido em novos produtos ou em energia. Por um mundo mais sustentável, mais limpo, com mais saúde para todos, hoje e amanhã.", finaliza Gustavo.


Quem é ele?

Gustavo de Jesus Pizzolotto, nasceu em Roncador - PR em 31/10/1995, filho de Juliano Robert Pizzolotto (Juliano do 1,99) e Nilda Vieira de Jesus Pizzolotto. 


Cursou o ensino fundamental no Colégio Estadual General Carneiro de Roncador - PR e o ensino médio no Colégio Integrado de Campo Mourão - PR. 


Formou em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal de Campo Mourão, participou de 3 estágios no departamento de meio ambiente de Roncador, sendo 2 não obrigatórios e o último, mais impactante e importante para sua jornada, de forma obrigatória. 


Ao final do seu último estágio, foi convidado pela empresa Ecodust Ambiental, que está alojada no município de Roncador para dar destinação final aos resíduos sólidos urbanos com o equipamento conhecido como "Dust Reuse" que utiliza de tecnologia de decomposição termomagnética para reduzir em até 97% da massa introduzida no equipamento, ou seja, a cada 10 toneladas de resíduos, apenas 300kg de cinzas retornam do processo. 


Gustavo atua como Engenheiro Ambiental, responsável Técnico do empreendimento e Gerente de Operações do Projeto Lixo 5.0 que ocorre no município de Roncador desde setembro de 2021. 



Projeto 5.0

O Projeto Lixo 5.0 foi criado para acompanhar estudos e reconhecer novas tecnologias/processos de tratamento de resíduos sólidos em municípios paranaenses.

E a primeira usina térmica do Brasil para tratar resíduos sólidos urbanos em pequena escala, sem poluir o meio ambiente, com uma tecnologia inovadora que os transforma em cinzas. 

Trata-se de um projeto piloto que integra o Projeto Lixo 5.0, desenvolvido pela Sedest, que forneceu todo o suporte para instalação do equipamento pela empresa Ecodust (detentora da tecnologia). O investimento total para instalação da usina foi de quase R$ 4 milhões por parte do setor privado.


Este projeto tem a capacidade para processar até 20 toneladas por dia de resíduos, a estrutura vai atender um problema antigo de pequenos municípios. 

Inicialmente vai atender os municípios de Roncador, Iretama, Mato Rico e Nova Cantu. A iniciativa foi viabilizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com outros parceiros, e teve licenciamento do Instituto Água e Terra (IAT).

Incineração por Termomagnetização: A tecnologia consiste na transformação do resíduo em cinza, podendo diminuir em até 97% a massa do material introduzido no sistema. As cinzas podem ser aproveitadas para fabricação de asfalto, blocos cerâmicos e insumo agrícola.

Assista o vídeo (local do evento): 



Fonte: Ecodust Ambiental e Assessoria do Governo do PR.
Postado com edição pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot