Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Roncador - PR: Secretário Marcio Nunes inaugura usina de Lixo 5.0 que atenderá Roncador, Mato Rico, Iretama e Nova Cantu no PR.


A região Central do Paraná deu um grande passo na quinta-feira (23), para melhorar a gestão do lixo doméstico e industrial, de acordo com as diretrizes dos planos nacional e estadual de resíduos sólidos.



O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, inaugurou em Roncador - PR uma planta piloto de tratamento de resíduos urbanos, integrante do programa Lixo 5.0 da Sedest/IAT em parceria com o Tecpar e UEM, e que atenderá também os municípios de Mato Rico, Iretama e Nova Cantu.



O programa servirá para avaliação de uma tecnologia inovadora que poderá reduzir em até 97% o volume de resíduos que hoje vão integralmente para aterros sanitários. As prefeituras dos 4 municípios formalizaram um consórcio para participar do projeto.



A usina utilizará a tecnologia de tratamento de lixo através do processo de termomagnetização. São dois reatores, com capacidade de 10 toneladas de lixos cada um. Durante o período de estudo de 6 meses, tratarão todo o lixo comum dos quatro municípios que fazem parte do consórcio. Os materiais recicláveis continuarão seguindo seus processos normais, sendo encaminhados regularmente às associações e cooperativas de recicladores.



O projeto Lixo 5.0 busca apresentar às cidades paranaenses alternativas aos aterros, como os tratamentos térmicos que utilizam o calor como forma de recuperar, separar ou neutralizar determinadas substâncias ou reduzir a massa e volume presentes nos resíduos, ou ainda produzir energia.




“Estamos buscando maneiras mais sustentáveis de gerenciar os resíduos no Estado. Os aterros, ainda necessários na grande maioria dos municípios, acabam por prejudicar o meio ambiente”, disse Márcio Nunes. “Precisamos ter alternativas ao aterramento de resíduos. Para os aterros deverão ir apenas os materiais que não permitirem nenhuma forma de aproveitamento”, completou.




Veja o vídeo:



Fonte: Da Assessoria / CRN Online - www.crn1.com.br

Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot