Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



terça-feira, 21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, Sanepar destaca plantio de 138 mil mudas em áreas de mananciais


O entorno das barragens Piraquara II e Iraí, na Região Metropolitana de Curitiba - PR, recebe o plantio de 138 mil mudas nativas como angico, araçá, cedro-rosa, imbuia, jabuticabeira, ipê-amarelo e paineira. O plantio, que ocupará 250 hectares, é uma das principais ações ambientais da Sanepar e visa a recuperação ambiental destas barragens, bastante afetadas pela mais grave estiagem no Paraná dos últimos anos. O projeto é destacado nesta terça-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore.


O plantio iniciou em junho e segue até 2023. O investimento neste projeto, e em outras ações ambientais, soma cerca de R$ 4,4 milhões. O projeto está dividido em três frentes. No entorno do Piraquara II serão plantadas 133 mil árvores em áreas de preservação permanente, além de plantio de grama, execução de paisagismo e construção de aterros. As ações visam diminuir o processo de erosão, facilitando a infiltração de água no reservatório e melhorando a qualidade dessa água.



Na segunda frente, também na Bacia do Piraquara, será executado serviço de contenção da erosão que causou uma grande voçoroca na região e provocou o desmoronamento da antiga Estrada do Bugio. A terceira frente, na área do reservatório Iraí, terá o plantio de 5 mil árvores e serviço de limpeza e remoção de resíduos e corte da vegetação que invadiu o terreno por causa do rebaixamento da represa durante a crise hídrica. O corte de gramíneas e arbustos, a roçada e retirada de resíduos serão feitos em 110 hectares da área de inundação.


No Parque das Nascentes, em área de 2 mil metros quadrados, serão feitas roçada e melhorias estruturais nas margens do reservatório do Iraí com proteção do solo para inibir ação erosiva de ventos e chuvas. Está prevista também a supressão de árvores exóticas no entorno da barragem.


“Estas ações integram o Plano de Segurança Hídrica da política ambiental da Sanepar. O agravamento da estiagem em 2020 reforça a importância dessas ações que visam combater as causas da indisponibilidade hídrica, como alterações climáticas, degradação ambiental, alta turbidez da água, captações irregulares, lançamento de diversos tipos de efluentes, que impactam na quantidade e na qualidade de água dos mananciais”, afirma o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky



O diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, explica que os 250 hectares de árvores representarão o resgate de 37.500 toneladas de gás carbônico da natureza ao final da intervenção. Segundo ele, a ação segue a política de ASG (ambiental, social e governança) da empresa, com o mecanismo de adicionalidade. “Ou seja, estamos adicionando um volume de árvores à natureza, ajudando a despoluir o meio ambiente e aumentando a disponibilidade hídrica”, afirma.


AEN-PR: Agência Estadual de Notícias / Fotos: André Thiago/Sanepar

Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot