Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Lucas Luz, psicanalista clínico explica: O que é a Campanha Setembro Amarelo?

Olá leitores e internautas do Panorama Regional, sou Lucas Luz – Psicanalista e fui convidado pelo site para abordar um tema muito importante nesse tempo em que vivemos, Saúde Mental. Você sabia que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Desde 2017 o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo.



(c) Lucas Luz , psicanalista clínico


O QUE É SETEMBRO AMARELO?

Por conta desse contexto tão elevado de suicídios, ansiedades, depressões entre outras psicopatologias, criaram uma campanha brasileira de conscientização. O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


QUAIS AS RAZÕES DO SUICÍDIO?

As razões para esse estágio podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.


COMO AJUDAR?

Bom, a primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Surge então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.


Mas como buscar ajuda se muitas vezes a pessoa sequer sabe que pode receber apoio e que o que ela sente naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou familiar se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada? Todos podemos fazer esta pergunta: TEM ALGO QUE EU POSSO FAZER PARA TE AJUDAR?


Imagem de vcnestasozinhx por Pixabay 

Podemos ficar atentos ao Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda. Com essa observação você pode recorrer as dicas à seguir.


ONDE BUSCAR AJUDA?

A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em tirar sua vida. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br


Outra rede de apoio é o posto de saúde de seu município, assistência social ou associações médicas que fornecem terapias através de profissionais habilitados. Em Roncador além das Unidades municipais de saúde que prestam um excelente serviço à população, temos a Instituição Beneficente Regional de Roncador – IBRR que fica localizada na Rua São Paulo, 1008. A instituição possui ajuda especializada de diversos profissionais da saúde. Inclusive, no dia 04 de outubro de 2021 estarei junto à associação, oferecendo atendimentos psicanalíticos e terapias breves, os atendimentos serão toda Segunda-Feira das 07h00 às 19h00, se você mora em Roncador ou nos municípios da região, você pode estar agendando seu horário junto a associação. É importante que você busque por acompanhamentos sempre em unidades especializadas e com profissionais habilitados.




O QUE TODOS NÓS DEVEMOS LEMBRAR?

Lembre-se sempre, depressão não é frescura, trata-se de uma doença séria e você não está sozinho, a rede de apoio é imensa. Concluo lembrando a você leitor que, assim como você faz higiene bucal diariamente, o mesmo é necessário com sua saúde mental. E para que isso aconteça de forma sustentável precisamos sempre manter uma rotina equilibrada, definindo horários corretos para acordar, para praticar atividades físicas, para trabalhar, para o lazer e para nossa vida espiritual. Isso nos mantém sempre motivados e compromissados para com nossa vida e a vida do nosso próximo e fortalece o nosso tripé humano que é formado por três aspectos: Biológico; Psicológico e Espiritual. 


Espero ter ajudado você leitor e agradeço ao site pelo convite em estar aqui participando dessa conscientização importante para nossa sociedade. Caso queira acompanhar o meu trabalho você pode me seguir no Instagram: @olucasluz_ e por lá encontram o link para agendamentos de horários para atendimentos clínicos Online ou Presencial e para Palestras, Consultorias Empresariais com ênfase em Gestão de Pessoas. 


SOBRE O PROFISSIONAL.

Lucas Luz é Psicanalista Clínico, formado pela Faculdade Gaio e habilitado em conformidade pelas organizações: (Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud e Associação Psicanalítica Internacional). Certificado em Neurociência e Comportamento Humano | Psicopatologia Psicanalítica e Casos Clínicos pela (Faculdade Gaio). Certificado em Professional & Self Coach; Life Coach; Leader Coach e Analista Comportamental. Certificações habilitadas e reconhecidas pelas Instituições internacionais: (Global Coaching Community – GCC; European Coaching Association – ECA; International Coaching Council – ICC; International Association of Coaching – IAC; Behevorial Coaching Institute – BCI e Brazilian Coaching Institute – IBC). Compõe o mais prestigiado grupo de profissionais de Desenvolvimento Humano do Brasil o Team Drº Pacheco/Supervisão Online (Instagram: @teamdrpacheco). Atualmente é Mestrando em Psicanálise Lacaniana pela Faculdade Gaio e estuda Qualidade de Vida na Contemporaneidade pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Realiza atendimentos online desde 2018 para todo o Brasil. 


Em tempo: A partir de agora, o Psicanalista Clínico Lucas Luz ira ser colunista do site www.panoramaregional.net.br, um ótimo profissional que vem se juntar a equipe do Panorama Regional. Todas as segundas-feiras teremos uma nova coluna do Lucas Luz em nosso site. Seja Bem-vindo!!! - 

Editor do site - Jornalista Claudinei Prado.


Fonte: Colunista Lucas Luz, Psicanalista Clínico 
Texto postado pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot