Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Carlos Massa Ratinho Junior é empossado como governador do Estado do PR na Assembleia Legislativa

Foto: Nani Gois/Alep
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assumiu na manhã da terça-feira (1º), durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), mandato à frente do Poder Executivo do Estado do Paraná, ao lado do vice-governador, Darci Piana (PSD). A cerimônia de posse, prestigiada por inúmeras autoridades civis, militares, eclesiásticas, do corpo consular e convidados, foi conduzida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente do Legislativo Estadual. Logo após a abertura da sessão plenária, com a recepção do governador e de seu vice e o anúncio da composição da Mesa Diretora dos trabalhos, foram executados o Hino Nacional e o Hino do Estado do Paraná, interpretados pela dupla sertaneja Bruno Cezar e Leandro, com a participação do acordeonista Fabiano Bianck.

Na sequência, o presidente Ademar Traiano fez uma saudação a todos os presentes. O chefe do Legislativo do Estado começou seu discurso falando sobre o início da carreira política do governador na Assembleia Legislativa como deputado estadual. “Ratinho Junior nasceu politicamente nesta Casa. Aqui escreveu uma história digna e maravilhosa. Ao longo de toda a sua passagem pelo Poder Legislativo, pode construir pontes permanentes para alicerçar sua história política”, destacou. O presidente da Assembleia Legislativa também ressaltou que o momento atual da sociedade brasileira exige responsabilidade por parte da classe política. “É preciso demonstrar eficiência e zelo com os recursos públicos, além de ética e transparência na administração pública. E tenho certeza absoluta que o nosso governador tem esses predicados e acredito que o Paraná está em boas mãos”, disse.

Traiano ainda afirmou que a Assembleia Legislativa e seus deputados depositam toda a confiança no novo governo, e disse acreditar na harmonia e no diálogo entre os poderes do estado do Paraná. “Esta Casa jamais se distanciará de todos os problemas que o governo venha a enfrentar. Nós apoiaremos todas as iniciativas propostas pelo Poder Executivo em benefício da população e da sociedade paranaense. O brasileiro e os paranaenses querem de seus governantes firmeza, determinação e coragem. Queremos que o Paraná seja um estado cada vez melhor”, apontou.

Compromisso – Em seguida Carlos Massa Ratinho Junior proferiu o seu compromisso constitucional de Governador de Estado, nos termos do art. 83 da Constituição Estadual, no sentido de cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e a do Estado, de observar as leis e de promover o bem-estar geral do povo paranaense. Coube então ao 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Plauto Miró (DEM), a leitura do termo de posse do governador, em ação que foi repetida depois que o vice-governador Darci Piana também proferiu o seu compromisso constitucional.

Os termos de posse foram então devidamente assinados pelo governador e pelo vice-governador, e assim também pelos integrantes da Comissão Executiva do Legislativo – os deputados Ademar Traino, presidente; Plauto Miró, 1º secretário; e Jonas Guimarães (PSB), 2º secretário. O governador e a vice-governador assinaram na sequência o Livro de Posse, e assim também, novamente, os deputados da Comissão Executiva.

A primeira dama do Estado, Luciana Saito Massa e a vice-primeira-dama, Maria José Piana, foram homenageadas com a entrega de um ramalhete de flores, feita pela deputada Claudia Pereira (PSC). Depois disso Ademar Traiano declarou Carlos Massa Ratinho Junior e Darci Piana como oficialmente empossados nos cargos de governador e vice-governador, passando a palavra ao chefe do Poder Executivo estadual.

Discurso – Em seu primeiro discurso como governador, Ratinho Junior relembrou seu início na vida pública como deputado estadual, ressaltando que foi no Plenário da Assembleia Legislativa que começou a compartilhar seus sonhos com todos os paranaenses. “Foi nesta Casa que aprendi a consolidar a prática do diálogo, da democracia e do respeito. Aprendi que ouvir, ponderar e ter serenidade para tomar as decisões, é mais importante que ter razão. A caminhada até aqui, hoje, foi marcada por uma trajetória de muita luta, de muito trabalho, de muita confiança, e pela certeza de que é possível romper com modelos antigos e estabelecer um novo jeito de fazer política”, disse.

Ratinho Junior também afirmou em seu discurso ter orgulho de ser o primeiro governador do Paraná, nos últimos 40 anos, que não faz parte de nenhuma oligarquia política, e de ter uma história familiar de superação. O novo governador do Paraná agradeceu aos mais de três milhões de votos que recebeu dos paranaenses e afirmou estar consciente da responsabilidade, e que sua dedicação e entrega serão plenos durante os próximos quatro anos. “A minha obrigação de trabalhar incansavelmente para fazer do Paraná uma referência para o Brasil, o estado mais moderno do nosso país, é também o compromisso de todos que me acompanham no meu governo, todos os secretários e todos os dirigentes de estatais, de autarquias e de órgãos do Estado vão trabalhar com metas e objetivos para consolidar o Paraná como protagonista do Brasil”, ressaltou.

O governador do Paraná falou sobre a importância do agronegócio para a economia do estado, afirmando que seu governo investirá em novas tecnologias no campo e apoiará os pequenos, médios e grandes produtores rurais do estado. No discurso, Ratinho Junior afirmou que serão realizados pesados investimentos em infraestrutura para acompanhar o crescimento da produção agrícola e industrial do estado. “Seremos o polo logístico da América Latina para assumir a liderança econômica da nossa região”, destacou.

Para a área de segurança pública, o novo chefe do Poder Executivo estadual afirmou que o objetivo é combinar as mais modernas tecnologias com inteligência, estratégia e a presença ampliada do contingente policial do Estado nas ruas. Para a Educação, Ratinho Júnior declarou que o aluno da rede estadual será o centro do processo de ensino. “Vamos em busca do melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil. Será nossa meta e nosso desafio. No ensino superior vamos consolidar nossas universidades estaduais. As nossas escolas e universidades serão a base formadora de cidadãos prontos os novos desafios”, apontou.

A geração de emprego no estado também foi abordada pelo novo governador em seu discurso de posse. De acordo com Ratinho Junior, o objetivo é gerar empregos próximos das pessoas para que as famílias paranaenses não precisem se deslocar grandes distâncias para trabalhar ou buscar emprego. Na área da saúde, o chefe do Executivo afirmou que serão criados programas específicos para garantir que saúde no Paraná seja sinônimo de respeito e qualidade.

Ratinho Junior encerrou seu discurso afirmando que o novo modelo de gestão exige transparência, medidas de governança com políticas de compliance em todas as áreas e respeito ao dinheiro público. “Não viveremos mais num estado de improviso. Vamos planejar nosso futuro. Durante a campanha eu sempre dizia que para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Nós sabemos onde queremos chegar e o único caminho possível é o da eficiência”, concluiu o governador.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, encerrou os trabalhos após a manifestação do governador e após externar os seus agradecimentos a todos os presentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot