Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

FOME E SOLIDÃO - Cavalos raquíticos comem lixo para sobreviver em ruas de SP

Além de passar fome, a dupla circula por avenidas e ruas com tráfego intenso de veículos, colocando a vida deles mesmos e dos motoristas em risco.
Por Redação

Animais reviram lixo e correm risco de atropelamento
ao andarem sozinhos em Santos. — Foto: G1 Santos
Moradores denunciam que cavalos foram largados na rua e estão passando fome e sede na Zona Noroeste, em Santos.

Dois cavalos extremamente magros estão deixando moradores de Santos, no litoral de São Paulo, bastante preocupados. Segundo moradores ouvidos pelo G1, os animais estão passando fome e sede, o que faz com que se alimentem de restos encontrados no lixo. Além disso, a dupla circula por avenidas e ruas com tráfego intenso de veículos, colocando a vida deles mesmos e dos motoristas em risco.

“É desumana a situação em que estão esses animais”, relata a professora, Sandra Aguiar, de 43 anos. Sandra trabalha próximo ao local que os cavalos ficam e, de acordo com ela, os animais são vistos nessa situação desde dezembro. “Cheguei a ligar para Codevida pedindo o resgate. A atendente se sensibilizou com e ficou de mandar verificarem, mas acho que não resolveram”.

Márcia Nagahiro, de 54 anos, sempre visita a irmã que mora no bairro Rádio Clube e conta que também vê os animais revirando o lixo com frequência. “Quando vi o cavalo comendo lixo, corri para fechar a tampa da lixeira com medo que eles comessem sacolas plásticas. Da dó de ver a situação, não sei se eles tem dono ou não, mas vejo que sofrem bastante”, relata.

A veterinária Renata Souza, de 29 anos, destaca a gravidade da situação, principalmente pelos animais estarem fora do habitat natural. “A saúde fica bastante debilitada, além de passarem fome, eles estão expostos à doenças. Percebe-se que eles estão extremamente magros. O filhote, que para crescer de forma saudável precisa de alimentação mais regrada, está sendo amamentado com o leite da mãe que consome lixo, então não tem os nutrientes necessários”, relata.

Renata também explica que o risco de atropelamento não é só para o cavalo, mas também para a pessoa que esteja no veículo que pode atingir o animal. “O impacto para quem atropela um cavalo, pelo tamanho e peso do bicho, é fatal em aproximadamente 70% dos casos. O cavalo dificilmente morre na hora, ele fica agonizando. Pode sofrer uma fratura e terá que ser eutanasiado”, afirma.

Animais comem mato das laterais da ciclovia
da cidade. — Foto: G1 Santos
Em nota, a Prefeitura destacou que é proibido criar animais de grande porte na cidade, sobre pena de multa entre R$ 1.000 e R$ 50.000. Segundo informações, em dezembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) demoliu 6 baias para cavalos na Zona Noroeste.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Semam abriu licitação e já escolheu uma empresa para prestação de serviço de apreensão, transporte, estadia, alimentação e destinação de animais de grande porte. Mas, o contrato está em fase de assinatura.

A Semam, de acordo com a prefeitura, já foi ao local em que a população relatou que os cavalos estavam circulando, mas não encontrou os animais lá. Caso retornem, o recolhimento já está autorizado e o local de destino não será divulgado por questões de segurança.

Fonte: G1
retirado do Site: www.anda.jor.br
Anda - Agência de Notícias de Direitos Animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot