"O motorista relatou que havia sido contratado para realizar o transporte da mercadoria ilícita do Mato Grosso do Sul até o Paraná".
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 1,1 tonelada de agrotóxicos de origem estrangeira durante fiscalização na BR-487, em Alto Paraíso (PR).
A apreensão na divisa com o Mato Grosso do Sul aconteceu na tarde da última terça-feira (23).
De acordo com a PRF, a substância apreendida, ‘tiametoxam’, está restrita no Brasil pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) desde 2024.
O Ibama restringiu o produto em território nacional por ele apresentar alto risco de morte de insetos polinizadores. Tal fato pode comprometer até mesmo a cadeia alimentar.
Segundo a PRF, era por volta das 15h20min quando a equipe policial abordou um caminhão que transitava pela rodovia BR-487, a ‘Estrada Boiadeira’. Durante a fiscalização, o condutor informou que transportava produtos sem documentação regular.
Em seguida, os policiais realizaram a verificação do compartimento de carga. Dessa forma, a equipe constatou a presença de grande quantidade de agrotóxicos sem registro e sem o devido desembaraço aduaneiro, caracterizando o crime de contrabando.
O motorista relatou que havia sido contratado para realizar o transporte da mercadoria ilícita do Mato Grosso do Sul até o Paraná.
Posteriormente a PRF deu voz de prisão ao condutor do caminhão e o encaminhou à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra (PR). Além disso, os policiais entregaram o caminhão e os agrotóxicos na Receita Federal de Guaíra.
Em tempo: Os nomes e imagens dos envolvidos, não foram divulgados pelas autoridades com base na nova Lei de Abuso de Autoridade (LEI Nº 13.869/19), que entrou em vigor em 2019, impedindo que policiais divulguem nomes e as imagens de pessoas que ainda não foram condenados pelos crimes que estão sendo acusados ou das pessoas que participam da situação ocorrida.
Fonte: Notícias da Comcam - www.noticiasdacomcam.com.br
Postagem do jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.


.jpeg)


.png)



Nenhum comentário:
Postar um comentário