Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



segunda-feira, 29 de maio de 2023

LINDO E ESPECIAL - Pássaro com canto mais alto do mundo vive no Brasil; veja qual

(c) - Imagem: INPA/YouTube/Reprodução

Ela tem apenas 30 centímetros do bico à cauda e pesa cerca de 220 gramas, mas seu canto pode chegar a 125 dB (decibéis) – frequência mais alta que a de uma britadeira. Estamos falando da Araponga-da-Amazônia, o pássaro com o canto mais alto já registrado no mundo.


Agora também tem Labaski em Peabiru - PR (44) 3815.0505

A ave vive no topo de montanhas da Amazônia brasileira e, mesmo quem está a 15 quilômetros de distância, pode ouvi-la. A façanha é tão impressionante que o animal entrou para o Guinness Book como o canto mais alto entre os pássaros, em 2019.

Tudo, é claro, para impressionar as fêmeas. É sempre o pássaro macho que emite o canto mais alto durante o período de acasalamento.



Além disso, a Araponga-da-Amazônia emite dois tipos de som: um comum e outro mais raro. Este segundo costuma ser mais alto e é usado pelos machos quando uma fêmea está por perto.



Outro aspecto singular deste canto é que, quanto mais alto o som, mais curta a duração. A hipótese é que isso tenha a ver com a limitação do sistema respiratório das aves e sugere que elas estão no limite de sua capacidade de produção de som.



Ouça o canto da Araponga-da-Amazônia: 



Características físicas 

O reconhecimento do recorde veio depois de um estudo dos pesquisadores Mario Cohn-Haft e Jeffrey Podos, que realizam expedições sobre a fauna nas serras e montanhas isoladas da Amazônia.



Em uma das viagens, Cohn-Haft percebeu que a Araponga-da-Amazônia tem características anatômicas diferentes de outras espécies, como músculos e costelas abdominais mais grossas, o que é incomum entre as aves.


Segundo o estudo, a ave emite um som mais alto que o berro do macaco guariba, também conhecido como bugio-ruivo. Isso é no mínimo curioso, pois o mamífero pode pesar até 6,2 quilos – muito mais que as 200 gramas da Araponga.


"Anuncie aqui e impulsione sua empresa com o Panorama Regional"
(44).9.98864.9570 WhatsApp Business.

Fontes: Gizmodo / Anda - Agência de Notícias dos Direitos dos Animais - www.anda.jor.br

Postagem do jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.


Todo sábado na Rádio Liberdade FM  87.9  o Programa "A Hora da Verdade".
Das 08h00min às 10h00min. Não deixe de ouvir e participar!!!
Com o trio mais polêmico da Região: Radialista Jota Lemos, Jornalista Claudinei Prado e Jorge Moreira.
Não esqueça, Programa "A Hora da Verdade" todo sábado na Rádio Liberdade FM 87.9 - Roncador - PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot