Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



quinta-feira, 27 de abril de 2023

Roncador - PR: Prefeitura corta todas as árvores da Pracinha da Igreja Católica do Jd. Anchieta, foi uma solicitação da Igreja


Nesta quinta-feira de manhã, dia 27 de abril, eu jornalista Claudinei Prado recebi várias ligações de moradores do Jardim Anchieta, Roncador - PR, preocupados que todas as árvores da Pracinha em frente à Igreja Católica Nossa Senhora do Carmo estavam sendo cortadas pela prefeitura.


Inclusive recebi várias fotos e vídeos via WhatsApp mostrando a situação.


Agora também tem Labaski em Peabiru - PR (44) 3815.0505

Prontamente entrei em contato via WhatsApp com o Secretário de Meio Ambiente e Turismo do Município, Senhor Esmael Velozo dos Santos, conhecido por Leca e ele, muito solicito me deu todas as informações sobre o sobre o assunto.


Segundo Leca "o corte das árvores foi um pedido do Padre Jorge, da Matriz São Pedro, pois no local será construído o estacionamento da nova Igreja Nossa Senhora do Carmo que será construída no mesmo local da atual.

O Padre Jorge encaminhou o Projeto para o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Conselho autorizou a retirada das árvores, pois será também revitalizada a Praça, pois irão ser plantadas novas árvores no local".


Leca também falou que "o plantio de novas árvores é um condicionante para autorizar o corte de árvores. Houve a concordância do Padre em relação a isto (plantio de novas árvores), e o Conselho deu a autorização.



As reuniões presenciais do Conselho Municipal do Meio Ambiente são à cada dois meses, e esta autorização foi dada em uma reunião online, onde foram apresentadas fotos das árvores quem seriam cortadas e o motivo dos cortes aos conselheiros. Todos os 11 membros com Conselho via votação online, autorizaram o corte das mesmas".



Ainda segundo Leca, "o Padre Jorge irá comunicar a população do bairro na próxima missa que houver na Comunidade, o motivo da retirada das árvores. Houve uma certa pressa no corte destas árvores, pois as obras já irão começar em breve", segundo falou para ele o Padre Jorge.


(c) - Ligustrum Lucidum (retirado do Wikipedia).

Leca também falou que "as espécies de árvores cortadas segundo a resolução do IAP são consideradas espécies exóticas invasoras, e não podem mais ser plantadas no estado do Paraná. (Artigo 1 - Portaria 59 e anexo do IAP)". Na pracinha da Igreja as árvores cortadas são da espécie Ligustrum spp (Lucidum). categoria 1 (Tem que ser erradicadas, não podem ser mais plantadas),



Leca finalizou dizendo que: "Segundo o Padre Jorge, a nova Igreja a ser construída será bem grande, ocupando todo o espaço do local e, a igreja atual será desmanchada somente depois da construção da nova"

Fonte: Informações do Secretário Leca (Meio Ambiente e Turismo).

Foto e vídeo: Enviados pela população via WhatsApp.

Texto e postagem do jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455;SP e IFJ 674 BR.


Todo sábado na Rádio Liberdade FM  87.9  o Programa "A Hora da Verdade".

Das 08h00min às 10h00min. Não deixe de ouvir e participar!!!

Com o trio mais polêmico da Região: Radialista Jota Lemos, Jornalista Claudinei Prado e Jorge Moreira.

Não esqueça, Programa "A Hora da Verdade" todo sábado na Rádio Liberdade FM 87.9 - Roncador - PR.

Ouça também pela internet: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-liberdade-879-fm/59633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot