Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



domingo, 13 de junho de 2021

Inclua na sua rotina diária estes 10 alimentos saudáveis


(c) - O chocolate amargo, por exemplo, é um alimento que deve fazer parte do cardápio Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Confira uma lista de ingredientes que não podem faltar no seu cardápio

Quando se trata de saúde, a alimentação balanceada está no topo da lista. Incluir os ingredientes certos no prato pode auxiliar na prevenção de diversas doenças, além de ajudar na manutenção do peso. Pensando nisso, separamos alguns alimentos que não podem ficar de fora da sua lista de compras. Confira!

Brócolis

Por ser rica nutricionalmente, a hortaliça é importante na prevenção de várias doenças. O brócolis é fonte de substâncias antioxidantes e de fibras, que auxiliam na redução da hipertensão e no combate à prisão de ventre. 

Chia

Super versátil, podendo ser acrescentada em preparações tanto doces quanto salgadas, a chia é rica em nutrientes. O grande destaque, no entanto, vai para a presença de ômega 3, responsável pela diminuição do risco para diversas doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e hipertensão – a última por conter ação anti-inflamatória e anti-hipertensiva. 

Sardinha

O peixe é o mais rico em ômega-3, uma gordura benéfica ao coração. A sardinha ajuda a diminuir as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um derrame ou infarto. Além disso, a gordura ajuda a diminuir os níveis de triglicérides, gorduras que ficam presas às artérias, prejudicando o coração. O ômega-3 também auxilia no controle da pressão arterial por fornecer mais flexibilidade às artérias.

Castanha 

A oleaginosa é altamente rica em magnésio, vitaminas do complexo B e potássio, nutrientes que combatem o envelhecimento celular e contribuem para o estímulo das atividades cerebrais.

Laranja

A alta concentração de vitamina C é uma grande aliada no que se refere à imunidade. Ela contribui para o aumento na produção dos glóbulos brancos, conhecidos por serem uma barreira natural a agentes invasores que podem prejudicar o bom funcionamento do organismo.

Canela

Sua ação termogênica (que acelera o metabolismo por meio do aumento da temperatura corporal) facilita a eliminação de gorduras em excesso, além de contar com substâncias antioxidantes. O seu sabor adocicado contribui para que a vontade pelo consumo de doces calóricos seja inibida, tornando-se, assim, uma poderosa aliada para quem busca pelo emagrecimento.

Azeite

Rico em vitamina E, o óleo desempenha funções benéficas ao organismo. Uma delas, inclusive, é prevenir o envelhecimento celular, protegendo as atividades cerebrais.

Chocolate amargo

Na hora que a vontade de comer doces bater, esse alimento é uma ótima opção. Se consumido nas quantidades corretas, ele pode até mesmo proteger contra doenças cardiovasculares. Os chocolates, que possuem no mínimo 70% de cacau, são ricos em antioxidantes, que atuam no combate aos radicais livres (que, em excesso, podem causar a morte das células), prevenindo doenças cardiovasculares e até mesmo câncer. 

Iogurte

Além de saboroso, o alimento auxilia no funcionamento do intestino, uma vez que as bactérias lácticas presentes no iogurte matam as bactérias nocivas. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio, que auxilia na saúde dos ossos. 

Gengibre

De sabor picante, o gengibre é um excelente aliado do processo de emagrecimento. “A especiaria apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades  antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos”, conta o nutrólogo André Veinert.


Consultoria: André Veinert, nutrólogo 

Do portal Terra / CRN Online - www.crn1.com.br

Matéria postada pelo jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot