As fortes chuvas que vêm atingindo o Paraná desde o início da semana fizeram a vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, atingir quatro vezes o volume normal.
![]() |
No início da tarde deste sábado (1º), vazão das Cataratas do Iguaçu era de mais de 6,2 milhões de litros de água por segundo — Foto: Bruna Kobus/RPC |
No início da tarde de sábado (1º), passavam pelo conjunto de quedas mais de 6,2 milhões de litros de água por segundo. A vazão média é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.
Com a grande quantidade de chuva, os seis reservatórios das usinas construídas ao longo do Rio Iguaçu também estão precisando dispensar o excesso de água não usada na produção de energia.
![]() |
Excesso de água deixa uma das calhas do vertedouro da Usina de Itaipu aberta |
Segundo a Copel, que faz o monitoramento hidrológico do rio, a previsão é que a vazão, que aumentou a partir de quinta-feira (30), diminua durante o fim de semana.
Itaipu
Também em Foz do Iguaçu, depois de sete meses a Hidrelétrica de Itaipu precisou abrir uma das três calhas do vertedouro na madrugada deste sábado.
![]() |
Vertimento na Usina de Itaipu passou de 1,3 milhão de litros de água por segundo na manhã deste sábado (1º) — Foto: Gabriel Campos Neto/Usina de Itaipu |
O reservatório da usina é abastecido pela bacia do Rio Paraná, que se estende pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Fonte: G1
Retirado do Site: www.ambientebrasil.com.br
O maior portal de internet de meio ambiente do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário