Superar o sucesso alcançado no ano passado e realizar o melhor Natal da história de Campo Mourão é a meta que norteia todas as instituições, profissionais e voluntários envolvidos na organização do Natal/2018 no Município. Sem alarde, o trabalho foi iniciado já há alguns meses e o resultado da salutar somatória de esforços já pode começar a ser mensurado, por exemplo, com ambientação natalina executada nas praças São José (centro), Alvorada (jardim Lar Paraná) e do Japão (jardim Tropical), onde serão concentradas as atividades artísticas. Mas os organizadores prometem muitas outras surpresas.
A ação foi viabilizada através do projeto Campo Mourão – Cidade Natal, preparado pela Associação Sou Arte, que – pelo segundo ano consecutivo – captou recursos a fundo perdido junto ao Ministério da Cultura, através de incentivos da Lei Rouanet. Parte dos tributos que empresas parceiras instaladas na cidade pagariam ao Governo Federal é retido aqui e destinado, através da Lei Rouanet, ao projeto de cunho cultural preparado para marcar o transcurso do Natal na cidade. Também a prefeitura e entidades empresariais, além da Rede Paranaense de Comunicação (Rede Globo), participam da ação como apoiadores.
A valorização da data na cidade era uma antiga aspiração não apenas dos empresários locais ligados à área comercial, mas também das entidades e da própria população. As reclamações referentes a incipiente decoração instalada na área central, a reduzida programação cultural e a falta de outras atrações foram crescentes até o Natal de 2016. Em contrapartida, cidades vizinhas – como Maringá – valorizavam o espírito natalino e atraiam a região, inclusive muitas famílias mourãoenses e da região.
Trata-se de uma data que a população reverencia e que é cercada de toda uma magia, independente da idade, raça, crença, sexo e condição financeira ou cultura da pessoa. Em nenhuma outra data especial do ano, por exemplo, tantas famílias se reúnem, tantas pessoas viajam para rever familiares, tantos os amigos e companheiro se confraternizam. Por outro lado, a data estimula a econômica, incrementa substancialmente as vendas do comércio e fomenta a geração de muitos empregos e renda.
A valorização do Natal em Campo Mourão, a partir do ano passado, foi muito elogiada pelos mourãoenses e teve grande repercussão em âmbito estadual, inclusive com a vinda de caravanas de outras cidades para conhecer o trabalho aqui realizado. Muitas novidades foram incluídas no projeto Campo Mourão – Cidade Natal/2018. Entre elas, a extensão das atividades para bairros das Asas Leste e Oeste da cidade, que pela primeira vez terão praças com ambientação natalina e ainda receberão o espetáculo “Um Presente da Natal”, produzido e apresentado pelo Espaço Sou Arte.
Muitas outras ações fazem parte da programação deste ano. À frente do trabalho está Associação Sou Arte e a ação tem o poio da Prefeitura de Campo Mourão, Associação Comercial e Industrial (Acicam), Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam) e a RPC, com o patrocínio da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Sanepar, Condor Supermercados e do Paraná Supermercados, entre outras empresas como: Muffato, Seleta Ambiental e Unimed.
Fonte: Imprensa ACICAM
Nenhum comentário:
Postar um comentário