Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Iretama - PR: MPPR da Comarca denuncia delegado que por quase dois anos utilizou viatura da Polícia Civil e combustível financiado pelo erário para fins particulares

(c) - Fachada do prédio do MP do Paraná.

Em Iretama, o Ministério Público Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca, apresentou denúncia criminal contra um delegado de polícia da cidade por conta do uso indevido de uma viatura policial. 


O MPPR sustenta que ele incorreu em peculato por desvio e apropriação.



Conforme apurado, por 22 meses o agente público utilizou o carro para fins particulares, inclusive em finais de semana e feriados, além de ter abastecido o veículo com recursos públicos, utilizando cartão corporativo. 


Os ilícitos foram registrados entre 26 de maio de 2021 até 22 de março de 2023. 



Nesse período o denunciado usou perto de 1,3 mil litros de diesel bancados pelo erário.


A denúncia já foi recebida pelo Judiciário e vai tramitar perante a Vara Criminal de Iretama. Como sustenta a Promotoria na ação penal, a propósito da gravidade da conduta, “O que se tem aqui é um delegado de polícia que transformou uma viatura em seu veículo particular por quase dois anos". 



A Promotoria continua "Não satisfeito, utilizou recursos públicos, via cartão corporativo da Polícia Civil do Paraná, para abastecer essa viatura durante todo esse período – se apropriando de mais de mil litros de combustível.”


Uma eventual condenação, além de sanções como reclusão e pagamento de multa, pode levar à perda da função pública.



Processo 0001420-85.2024.8.16.0096


Em tempo: Os nomes e imagens dos envolvidos, não foram divulgados pelas autoridades com base na nova Lei de Abuso de Autoridade (LEI Nº 13.869/19), que entrou em vigor em 2019, impedindo que sejam divulgados os nomes e as imagens  de pessoas que ainda não foram condenados pelos crimes que estão sendo acusados ou das pessoas que participam da situação ocorrida.



Fonte: Assessoria de Comunicação - MPPR.

Postagem do jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot