Notícias





Post Top Ad

Your Ad Spot



domingo, 17 de março de 2024

Coluna Ser Voluntário: Voluntariado sem romantismo


Por Roberto Ravagnani


Que coisa bonita, ver as senhorinhas ajudando as pessoas que precisam, como são caridosas e boas.



Uma visão um tanto arcaica do voluntariado é esta, das pessoas boas ajudando as outras.

Aqui cabe uma pergunta um pouco intrigante: Somos bons por isso somos voluntários, ou somos voluntários e por isso somos bons?



Uau, essa pergunta bate um pouco forte em nossa consciência, pois coloca em xeque, algo de muito precioso, nossa visão sobre nossa bondade.



Eu particularmente, não acho que somos bons, de forma geral, e aqui quero deixar claro que a bondade a qual me refiro é a de se colocar a disposição do outro sem nenhum interesse realmente.



Posso estar quase ofendendo alguns de meus leitores neste momento, mas quero me explicar: esta bondade totalmente altruísta é rara, nós, a grande maioria mortais simples, sempre temos algum interesse em nossas ações, mesmo que simples, como: vou fazer trabalho voluntário por que me sinto bem ao ajudar o próximo, vou fazer trabalho voluntário, porque tenho vários itens para doar, por que quero retribuir o que recebi etc., etc.



Percebem que mesmo que for pelo prazer, nós seres humanos simples e mortais, buscamos algo em troca pelo nosso “desprendimento” de prestar um serviço voluntário.



Poucos foram os nossos semelhantes que realmente se doaram ao próximo de forma absolutamente despretensiosa.



A minha conclusão: não conseguimos nos encaixar na categoria de bons, mas sim de seres em desenvolvimento, já que somos capazes, de mesmo sem ganhar nada de material, fazer algo positivo, com boa intenção a uma pessoa que ainda não conhecemos.


CASA DAS BATERIAS
Agora em Novo Endereço.
Fones: 44 3575.1845 / 44 9.9993.9850
Senhor José Wilson
Av. Santo Antônio, 1335 - Centro - Roncador - PR

O voluntariado é uma das formas de “regeneração”, sem querer aqui ser religioso, mas no sentido de nos reconectar com o nosso lado ser humano natural, onde nos preocupamos de forma genuína com o outro.



Portanto mais uma razão para praticarmos o voluntariado, reconexão, religar, união, com o outro e nosso lado positivo e lembre-se somos aquilo que mais alimentamos, portanto escolha o polo que quer utilizar mais, positivo ou negativo.



Vamos juntos fazer do voluntariado a vitamina da humanidade.





Quem é Roberto Ravagnani?


Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado, ESG e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Único Brasileiro Consultor acreditado internacionalmente por Empresability . @roberto.ravagnani


Anuncie aqui e impulsione o crescimento de sua empresa com o Panorama Regional"
+ 55 (44).9.8432.2949 WhatsApp


Fonte: Roberto Ravagnani - Coluna Ser Voluntário.

Postagem do jornalista Claudinei Prado - MTPS 23.455/SP e IFJ 674 BR.


Todo sábado na Rádio Liberdade FM  87.9  o Programa "A Hora da Verdade".
Das 08h00min às 10h00min. Não deixe de ouvir e participar!!!
Com o trio mais polêmico da Região: Radialista Jota Lemos, Jornalista Claudinei Prado e Professor João Natal.
Não esqueça, Programa "A Hora da Verdade" todo sábado na Rádio Liberdade FM 87.9 - Roncador - PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot